Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Bem-estar suíno

Habitação suína testada na Holanda aumenta bem-estar dos animais mas não é viável economicamente. Governo deve ceder verba.

Bem-estar suíno

Casas desenhadas cientificamento podem colaborar para o aumento do bem-estar suíno, mas, a partir do ponto de vista econômico, está difícil implementá-las em explorações suinícolas já existentes.

O jornal agrícola holandês, Agrarisch Dagblad, chegou a essa conclusão apresentando dados do Organização de Fundos Hortículas Holandês (LTO). Organizações de Direitos dos Animais (Dierenbescherming) e cientistas do Centro de Pesquisa da Universidade de Wageningen no início dessa semana.

ComfortClass – Durante quatro anos, os cientistas acompanharam de perto os suínos que foram criadas no sistema “ComfortClass”, na cidade de Raalte, na Holanda.

Durante quatro anos, os cientistas tinham acompanhado de perto os porcos que foram colocados em chamadas “canetas ComfortClass ‘, perto da cidade de Raalte, na Holanda. Nesses compartimentos, os suínos têm mais espaço que o habitual, mais lugares para se alimentar e deixar dejetos. Com base nas atividades, foi confirmado que o bem-estar dos animais aumentou, como era esperado.

Na nova casa dos suínos, a mordedura das caudas, que acontece com frequência, ocorreu menos que o habitual. Além disso, foi pesquisado se os suínos preferem comer em conjunto ou isoladamente. Embora sejam considerados animais sociáveis, 50% dos suínos pesquisados preferiram ficar só durante as refeições.

Aplicações na ‘casa’ – As fazendas experimentais foram aplicadas em seis fazendas de produtores de suínos. Por exemplo, em grandes criações foi deixado mais espaço e a alimentação, chorume e áreas baixas foram separadas com paredes.

A construção das ComfortClass, na prática, se tornaram difíceis. Esses subsídios extras não são viáveis sem uma remuneração financeira. Isso mudaria o preço dos animais nos supermercados, usando uma embalagem e marca diferentes para produtores que utilizam o sistema, defendem a LTO e as ONG’s. Ambos consideram um grande passo para uma vida melhor para os suínos.

Ministério da Agricultura – A ministra da Agricultura, Meio Ambiente e Qualidade Alimentar da Holanda, Gerda Verburg, disse que o gverno pode ceder € 10 milhões a mais por ano para investimento em habitação animal.

* Tradução Suinocultura Industrial