O titular do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve presente no 1º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, realizado em Brasília nesta quarta-feira (30). Durante o evento, ele abordou as ações em curso conduzidas pela Pasta em prol do avanço do setor agrícola no estado.
Dentre as ações de destaque, o ministro fez menção à recente missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao Japão. Nessa missão, foram abordados assuntos referentes à regionalização do protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), além da reabertura das exportações de carne de frango provenientes dos frigoríficos de Santa Catarina para aquele país.
No decorrer do evento, Carlos Fávaro também esclareceu as dúvidas dos prefeitos presentes e manteve diálogos com as lideranças a respeito das principais exigências do setor. Uma das pautas mais discutidas foi a respeito da cadeia produtiva de laticínios, bem como o planejamento do período de semeadura da soja.
O ministro realçou as intervenções de emergência implementadas pelo governo federal em benefício da indústria de laticínios, assim como o esforço do Mapa em fiscalizar e combater possíveis práticas fraudulentas relacionadas aos produtos lácteos importados. Em relação ao calendário de semeadura da soja, ficou acertado que será abordado com base em análises técnicas, levando em consideração as peculiaridades de cada região.
Fávaro enfatizou: “Cada região realizará o plantio no momento mais apropriado, bastando uma solicitação regional que especifique as melhores condições de plantio. O Mapa avaliará essa solicitação criteriosamente”.