A empresa tailandesa Charoen Pokphand Foods Public Company (CP Foods) lançou o primeiro ovo de gaiola neutro em carbono da Ásia, sob a sua marca U Farm.
Somkid Wannalukkhee, responsável pelo setor dos ovos da CP Foods, afirmou que, para alcançar o estatuto de neutralidade em termos de carbono, a empresa tem estado a trabalhar em vários projetos, como a instalação de um sistema inteligente de transporte de ovos – um sistema automatizado para reduzir o número de ovos danificados; a redução da perda de alimentos, com base nos princípios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no seu processo de produção; utilização de cascas de ovos trituradas provenientes de fábricas de transformação de ovos como material de melhoramento do solo, entregue aos agricultores; adoção de energias renováveis nas explorações de criação de poedeiras e nas unidades de transformação, como o biogás proveniente de sistemas de gestão de resíduos, e instalação de painéis solares e a compensação das restantes emissões através da compra de créditos de carbono.
Os ovos são certificados pela Organização de Gestão de Gases com Efeito de Estufa da Tailândia (TGO) e pelo Rótulo de Redução da Pegada de Carbono (CFR), também conhecido como Rótulo de Redução do Aquecimento Global.
De acordo com a CP Foods, os seus ovos com a certificação apresentam uma redução de 30% das emissões de gases com efeito de estufa abaixo da média da indústria para ovos semelhantes.
A companhia espera atingir 40% da sua receita total através das suas ofertas de baixo carbono até 2030. No futuro, a empresa disse que espera desenvolver uma instalação de camadas livres de gaiolas que opere usando 100% de energia renovável.
Outro marco em 2023 para a CP Foods
Em março de 2023, a CP Foods anunciou que se tinha tornado a primeira empresa tailandesa a exportar ovos inteiros líquidos pasteurizados congelados para o Japão e realizou uma cerimónia de lançamento do primeiro carregamento da sua fábrica de processamento de Ban Na.
Relativamente ao feito, Wanthanee Chamnarnshettakarn, Chefe de Processamento de Ovos da CP Foods, afirmou: “O primeiro carregamento foi aprovado devido à produção de alta tecnologia da empresa que cumpre as normas internacionais.”
Segundo Chamnarnshettakarn, o facto de o Japão reconhecer a CP Foods pelos seus ovos pasteurizados líquidos constituiu um marco significativo para a indústria pecuária da Tailândia.