O Serviço de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) obteve a equivalência com o Sistema Brasileiro de Inspeção e Fiscalização de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC). A Portaria nº 873 foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Diário Oficial da União, na quinta-feira (17).
Com essa conquista, o Serviço Veterinário Oficial do estado passa a seguir os procedimentos de fiscalização de produtos de uso veterinário padronizados pelo Mapa, assegurando a segurança dos insumos para os pecuaristas e consumidores.
Judi Nóbrega, diretora do Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária, explica: “Com o reconhecimento da equivalência e a adesão do Estado ao Sisbi-PEC, o serviço oficial expande sua presença e capacidade de fiscalização do comércio de produtos veterinários. Os empreendedores ganham agilidade nas autorizações necessárias para a operação regular, e os pecuaristas podem esperar maior confiabilidade quanto aos produtos veterinários disponíveis no mercado.”
O Sisbi-PEC integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de uniformizar e harmonizar os processos de inspeção e fiscalização de insumos pecuários realizados pelos entes participantes do sistema, a fim de garantir a segurança, identidade e qualidade dos insumos usados na pecuária brasileira.
Com essa adesão, o Paraná se torna o quarto estado a entrar no sistema, somando-se aos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.