Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Processo contra as instalações de suínos da Smithfield indeferido por juiz federal

A ação, movida em maio de 2020 por quase vinte residentes do condado de Duplin, alegou que a instalação de suínos operada por Murphy-Brown LLC e Smithfield causou efeitos negativos, como odores fortes, infestações de moscas e outros incômodos que invadiram as propriedades dos residentes.

Processo contra as instalações de suínos da Smithfield indeferido por juiz federal

Um caso legal recente envolvendo uma instalação de suínos da Smithfield Foods na Carolina do Norte foi concluído com um juiz federal rejeitando uma ação judicial. A ação, movida em maio de 2020 por quase vinte residentes do condado de Duplin, alegou que a instalação de suínos operada por Murphy-Brown LLC e Smithfield causou efeitos negativos, como odores fortes, infestações de moscas e outros incômodos que invadiram as propriedades dos residentes.

A ação judicial centrava-se nas alegações de que a Grande Operação de Alimentação Animal Concentrada (CAFO) era responsável por problemas de saúde, desvalorização da propriedade e diminuição da qualidade de vida dos queixosos. No entanto, numa decisão do juiz James C. Dever, foi determinado que não havia provas suficientes para estabelecer uma ligação clara entre as queixas dos residentes e as instalações da Smithfield.

O julgamento sumário do juiz salientou que, embora os residentes tenham relatado cheiros desagradáveis e um misterioso “spray”, “névoa” ou “pó” proveniente das instalações, não conseguiram atribuir definitivamente a origem da “névoa”. O Juiz Dever sublinhou que a mera identificação da origem da névoa não seria suficiente para provar que esta tinha efetivamente entrado nas propriedades dos residentes.

O juiz Dever fez referência a um caso semelhante de 2019 envolvendo a mesma instalação, conhecido como McKiver v. Murphy-Brown. Nesse caso, os demandantes foram capazes de fornecer evidências de que os resíduos da instalação haviam atingido suas propriedades, resultando em um julgamento substancial de $ 473,5 milhões concedido aos demandantes.

Além disso, o juiz observou que muitos dos queixosos viviam perto de várias explorações pecuárias e vários deles tinham problemas com moscas durante todo o ano, independentemente da presença de qualquer odor nocivo.

Em resultado desta decisão, a ação judicial que reclamava danos causados pelas instalações de suínos da Smithfield foi arquivada. Este caso sublinha as complexidades e os desafios em estabelecer uma relação causal clara entre as operações agrícolas e os seus potenciais efeitos nas propriedades vizinhas.