Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Mercado cambial registra volatilidade com oscilações entre alta e baixa do dólar nesta sexta-feira

Investidores continuam absorvendo as informações mais recentes sobre a trajetória das taxas de juros nos Estados Unidos e observando com prudência a situação econômica chinesa.

Mercado cambial registra volatilidade com oscilações entre alta e baixa do dólar nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (18), o dólar apresentou uma abertura volátil, em um dia marcado por uma agenda internacional com poucos lançamentos relevantes. Os investidores continuam absorvendo as informações mais recentes sobre a trajetória das taxas de juros nos Estados Unidos e observando com prudência a situação econômica chinesa.

Às 09h10, a moeda norte-americana estava em queda de 0,11%, com cotação de R$ 4,9760. Consulte outras cotações.

No dia anterior, o dólar encerrou a sessão com uma leve redução de 0,10%, sendo negociado a R$ 4,9813. Com esse resultado, a moeda acumulou:

O que está influenciando os mercados?

No Brasil, não há grandes destaques na agenda econômica. No âmbito político, a atenção permanece voltada para a definição da data em que o novo arcabouço fiscal, que estabelece diretrizes para os gastos do governo, será votado na Câmara dos Deputados.

No cenário internacional, os rendimentos dos títulos públicos dos Estados Unidos estão recuando nesta sessão, após um dia de considerável avanço na sessão anterior. Isso ocorre após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) mencionar a possibilidade de continuar aumentando as taxas de juros na ata da sua última reunião.

Os investidores também aguardam a edição de 2023 do Simpósio de Jackson Hole, que terá início na próxima semana. Este evento econômico é um dos mais importantes do mundo e ocorre anualmente nos Estados Unidos, reunindo diversas autoridades e figuras relevantes para debater os rumos da maior economia global.

Além disso, um fator que ainda impacta os mercados hoje é a preocupação com a China, que vem demonstrando sinais de enfraquecimento na atividade econômica, com uma sequência de indicadores abaixo das expectativas dos especialistas.