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Pesquisa & Inovação

Ital atinge recorde de satisfação de clientes do setor produtivo em 2021

Índice médio de 95,7% é o maior desde o início desse levantamento pelo órgão da Secretaria de Agricultura de SP, há 25 anos 

Ital atinge recorde de satisfação de clientes do setor produtivo em 2021

Mesmo em meio ao contexto desafiador da pandemia, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) atingiu recorde de satisfação de seus clientes do setor produtivo na mais recente pesquisa aplicada entre 18 de outubro de 2021 e o último dia 4. Vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o órgão de pesquisa dedicado a alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem registrou o índice médio de 95,7% entre 341 respondentes, o equivalente a 22,1% clientes atendidos no último ano. 

Segundo o levantamento, as médias mais altas de satisfação foram nos quesitos credibilidade, segurança, prestígio público, cortesia no trato pessoal e atendimento aos requisitos contratados. Seguindo o padrão dos últimos cinco anos, os serviços mais procurados pelas empresas foram os ensaios e análises (31%), sucedidos por informações tecnológicas (16%), cursos e treinamentos fechados (12%), consultoria (11%), projetos (10%), publicações técnico-científicas (10%) e serviços em planta-piloto (9%). 

Um destaque da pesquisa foi o aumento da porcentagem de empresas do ramo alimentício dentre os clientes respondentes de 2020 para 2021: de 37% subiu para 49%. O segundo e o terceiro ramos mais atendidos continuam sendo os de embalagem (16%) e de farmacêuticos/cosméticos/saúde (10%). Outro ponto de atenção é o porte dos clientes: a maioria (59%) é micro, pequena ou média empresa, com faturamento até R$ 90 milhões. 

“É gratificante ver o reflexo do esforço da equipe do Ital na satisfação dos clientes. Em um cenário repleto de incertezas, o time do Ital tem buscado constantemente a melhoria dos serviços prestados à sociedade e ainda contou em 2021 com a execução de investimento recorde na pesquisa agropecuária por parte do Governo do Estado, que, consequentemente, permitiu a ampliação das nossas atividades”, ressalta a coordenadora do Sistema de Gestão da Qualidade do Ital, Cinthia Ronchesel Leite, que em 2021 liderou a recertificação do Instituto na norma ISO 9001:2015. O resumo da Pesquisa de Satisfação de Cliente Externo 2021 está disponível no site do Ital.