Redação (19/01/2009)- Os Estados Unidos fizeram uma reclamação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta sexta-feira em relação à suspensão de 11 anos da União Europeia (UE) às importações de carne de frango americana, disse a representante de Comércio do país, Susan Schwab.
A União Europeia não tem motivos científicos para bloquear o frango dos EUA, afirmou Schwab, destacando que cientistas da UE consideraram várias vezes como seguro o cloro usado para acabar com contaminações do produto.
"Os tratamentos às aves em questão têm sido amplamente usados com segurança nos Estados Unidos há muitos anos", informou Schwab em comunicado.
A administração do presidente George W. Bush colocou a proibição ao frango no topo de sua lista de questões de comércio para resolver com a União Europeia, entre uma série de discussões.
Mas autoridades da UE afirmaram que os esforços em 2008 para resolver a disputa falharam. A França é particularmente contra a permissão das importações de aves lavadas com cloro dos EUA.
A UE está entre os principais importadores de carne de frango do Brasil, o maior exportador mundial.