O engajamento da Associação Paranaense de Suinocultores tem apresentado resultados importantes na meta de aumento do consumo da carne suína. Entre eles se destaca a parceira com a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) que, por meio de sua Academia Empresarial (conhecido como Instituto Escola, que oferece 45 cursos específicos para o setor supermercadista), criou o treinamento de cortes suínos para profissionais de supermercados do estado do Paraná.
A primeira ação desta parceria aconteceu no dia 31 de agosto, no Mercado Central de Curitiba, com a capacitação de cerca de 20 açougueiros que trabalham em supermercados da capital. Ministrado pelo professor da PUC/PR, Antônio Juglair Pereira, mestre em Tecnologia de Alimentos, o curso iniciou com aula teórica, onde foi abordada a teoria dos obstáculos, que são fundamentos utilizados na conservação dos alimentos, bem como a composição de estrutura muscular e a qualidade da carne suína. Na segunda parte do curso foi realizada a aula prática, onde os alunos puderam exercer as técnicas de cortes de carnes retirados de uma carcaça, as práticas de manipulação e apresentação final dos cortes nas gôndolas dos supermercados.
“O curso tem importância fundamental, pois dessa forma os açougueiros recebem uma formação. Estamos vivenciando um marco histórico na formação dos profissionais deste setor, pois atualmente é o supermercado que tem interesse em formar o seu funcionário na função, e esta é uma nova visão”, relata Antônio Juglair Pereira.
O interesse por parte dos alunos foi fator determinante para que o curso tivesse 100% de aproveitamento, no qual todos receberam certificados de participação e formação pela Academia Empresarial Apras. O açougueiro e aluno Donizetti Felix da Silva considerou o curso foi muito proveitoso, já que pode aprender novas técnicas na manipulação e também nos corte da carne suína. “O açougue do supermercado em que trabalho, tem o objetivo de implantar os cortes especiais, e a aula tanto prática, quanto teórica forneceram informações importantes para o meu desempenho”, disse.
A gerente de treinamento da Apras, Andrea Luy, explica que a expectativa é atender, ainda esse ano, mais de 50 supermercados, por meio da Academia Empresarial. “O foco dessa ação é capacitar os profissionais da área atendendo a demanda do consumidor que é cada vez mais exigente e também associar à formação de novos profissionais da área, que no Paraná são muito escassos”, explicou.
O presidente da APS, Carlos Geesdorf, acredita que a parceria é uma oportunidade única de inserir os novos cortes de carne suína em um grande número de supermercados. “Com o auxílio da Apras aumentamos nosso círculo de atuação, ampliando em grande escala o número de profissionais capacitados”. Ainda segundo ele, a parceria também tem realizado um papel importante dentro da sociedade, já que possibilita a capacitação de jovens e adultos da periferia interessados em atuar nesse setor.
“Para o PNDS esse tipo de parceria oferece ganhos em escala porque a Apras tem acesso direto a todas as redes de supermercados do estado do Paraná, e a proposta de realizar um curso de cortes por semana é excelente” contou a coordenadora do PNDS, Lívia Machado e ainda destacou o ganho conjunto também para a Apras já que em reunião a entidade relatou a dificuldade que os supermercadistas têm hoje em encontrar profissionais capacitados para trabalhar nos açougues das lojas filiadas. “Por isso, reforço o agradecimento a Apras representada pela Andrea Luy pela importante parceria” finalizou a coordenadora.
A APS e a Apras além de levar conhecimento e formação, cumprem sua missão social e de solidariedade, doando em média 70 kg de carne suína proveniente destes cursos de cortes. A doação deste treinamento foi feita ao Hospital de Oncologia Prefeito Erasto Gaertner de Curitiba. A carne utilizada no curso foi devidamente manipulada, seguindo as normas de segurança alimentar, e então embalada e resfriada para doação.