Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

"Postura comercial quebrou paradigmas em 2014", avalia dirigente capixaba

Para diretor-executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo, Nélio Hand, ovo não é mais vilão na mesa do brasileiro e consumo da proteína não deve parar de crescer.

"Postura comercial quebrou paradigmas em 2014", avalia dirigente capixaba

O diretor-executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), Nélio Hand, enviou com exclusividade para Avicultura Industrial sua avaliação sobre o desempenho da cadeia de postura nacional em 2014, destacando o resultado da cadeia capixaba. Confira a íntegra a seguir:

“A avicultura de postura comercial em 2014 quebrou de vez todos os paradigmas em torno da proteína. Vimos a mídia enaltecendo o ovo e dizendo que o produto deixou de ser o “vilão”, passando a ser “mocinho”. Com isso o setor poderá ultrapassar a marca de 180 ovos per capita até o final deste ano, segundo estimativa da ABPA e Instituto Ovos Brasil. Esse, sem dúvida é o fator de grande positividade para o setor nacional.

No entanto, vemos que a atividade passa por um momento apreensivo, especialmente pela defasagem dos preços  nas últimas semanas. O que, aliado a elevação das matérias primas, já está tirando a rentabilidade do produtor, preocupando todos os envolvidos nos processos, uma vez que os ganhos estão diretamente relacionados, não somente com a permanência do produtor na atividade, mas também com a manutenção do emprego e renda.
Por outro lado, a postura comercial tem se mostrado com intensa capacidade de imprimir um ritmo maior junto ao seu mercado e buscar novas alternativas para fornecimento, através da abertura de novos mercados internacionais, bem como a oferta de produtos diferenciados junto ao consumidor.
O produtor capixaba vem buscando suas adequações junto a essa realidade, trabalhando um produto de melhor qualidade, implementando projetos industriais e produzindo dentro de um conceito ambiental e sanitário exigido”, Nélio Hand, diretor-executivo da Aves.

A análise completa do desempenho da avicultura de postura brasileira poderá ser conferido no Anuário 2015 da revista Avicultura Industrial. O ano foi “sofrível”, aponta especialista do setor.
Saiba o porquê na revista que circulará no início de dezembro. Garanta seu exemplar, contate-nos: [email protected] / (11) 2118-3133