Carne suína da Coopavel ganha mercado internacional |
Redação SI 08/04/2004 11h50 – A carne suína produzida pela Coopevel (Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda) começa também a ganhar mercado fora do Brasil. No início de março a cooperativa realizou o primeiro embarque com destino a países do Mercosul. O trabalho foi acompanhado pelo diretor presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, e pelo gerente do Frigorífico de Suínos (Frisuinos), Ismar Xavier.
Conforme Dilvo Grolli, as vendas para o Mercosul são muito importantes para a cooperativa para consolidação de carne suína no exterior, a exemplo do que já aconteceu com os produtos do complexo soja e com a carne de frango, hoje presentes em mais de 30 países.
Dilvo Grolli e Xavier acompanharam primeira remessa |
Ao mesmo tempo, a entrada no bloco econômico representa também uma alternativa para o próprio setor de carne suína brasileiro que passa por dificuldades de mercado pela redução no volume de compras feito pela Rússia (chamada Cotas Russas), país que é um dos maiores compradores mundiais.
“A Coopavel está preparada para atender a todas as exigências do mercado internacional”, afirma o gerente do Frisuinos, Ismar Xavier. Ele lembra, que o frigorífico de suínos da cooperativa, que abate 1.500 animais/dia, foi construído com o padrão universal de abate e processamento, visando à qualidade total do produto, “o que o credencia para o comércio mundial”. Até meados desse ano, deve ser inaugurado também o Friguaçu, destinado ao abate de suínos e produção de embutidos.
Internacional
Em 2003, a Coopavel teve um faturamento de R$ 653 milhões, com destaque para o setor de produtos industrializados que foi responsável por 63% desse total. Somente as exportações no período alcançaram 38 milhões de dólares, o equivalente a 20% do faturamento da cooperativa. Nesse ano a expectativa é de que esse percentual exportado aumente ainda mais, uma vez que novos produtos da empresa estão conquistando o mercado internacional.