Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Destinos

Rússia compra mais da metade da carne suína brasileira.

Redação SI 15/09/2005 – A Rússia é o maior comprador da carne suína brasileira. A importação atingiu 266.656 toneladas de janeiro até agosto, volume que representa 64% do total exportado pelo setor nesse período, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (14-09) pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). Nos últimos doze meses, as exportações acumulam embarques de 599.426 toneladas e volume financeiro de US$ 1,1 bilhão. O volume teria sido maior se, no período, não houvesse ocorrido um embargo pelo governo russo.

Apesar de comemorar o resultado, o presidente da Abipecs, Pedro Camargo, afirmou à Agência Brasil estar preocupado com uma eventual mudança nas negociações com a Rússia. A entidade, segundo ele, teme a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), ainda em processo de negociação, o que poderia implicar na migração da preferência dos russos por outros mercados. Citou, em especial, a União Européia.

Em comunicado divulgado à imprensa, a Abipecs diz que “espera que o Ministério das Relações Exteriores se mantenha firme, a ponto de vetar a entrada da Rússia no organismo multilateral, caso não se atinja um acordo que não represente retrocesso nas exportações brasileiras”.