Redação (28/11/05) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará depois de amanhã (30/11), às 9 horas, no auditório do Ministério de Relações Exteriores, em Brasília, a palestra inaugural da Conferência Hemisférica de Vigilância e Prevenção da Influenza Aviária. Ele vai falar sobre esta doença e possíveis impactos sanitários, produtivos, econômicos e sociais para as Américas.
O evento, promovido pelo Mapa, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e União Brasileira de Avicultura (UBA), reunirá representantes dos serviços veterinários dos países sul-americanos, dos produtores de aves, de organismos internacionais de cooperação e de instituições de docência e investigação científica.
Durante os trabalhos, que se estendem até o dia dois de dezembro, serão discutidas as bases para a formulação de um plano de vigilância e prevenção da doença na região, além de análises, difusão de conhecimentos e avaliação dos riscos de pandemia.
A conferência, que contará com especialistas de diversas organizações internacionais como OIE, FAO, IICA, USDA etc. foi dividida em quatro áreas temáticas: Cenário Produtivo da Avicultura, Características Virológicas e Epidemiológicas da Influenza Aviária, Aspectos da Pandemia de Influenza Humana e Ações de Vigilância e Controle da Influenza Aviária.
Nos dois últimos dias serão realizadas mesas redondas para discutir os principais aspectos do Plano de vigilância, prevenção e contingência da influenza aviária nas Américas.