Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Em Bastos, Secretário de Agricultura de SP visita o Laboratório de Sanidade Avícola do IB

São Paulo é o Estado que mais produz ovos do Brasil, tendo Bastos e região como o maior polo produtor de ovos, com aproximadamente 25 milhões de aves de postura

Em Bastos, Secretário de Agricultura de SP visita o Laboratório de Sanidade Avícola do IB

O Laboratório Especializado em Sanidade Avícola do Instituto Biológico, em Bastos (a capital do ovo) recebeu nesta sexta-feira, dia 11, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o Secretário Executivo, Francisco Matturro, acompanhados pelo Prefeito Manoel Rosa.

São Paulo é o Estado que mais produz ovos do Brasil. E neste cenário, o município de Bastos e região é o maior polo produtor de ovos do Estado, com aproximadamente 25 milhões de aves de postura.

O Laboratório pertence ao Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (IB-APTA) que tem sede em Descalvado.

A Diretora do Centro Avançado, Ana Maria Ibo Kanashiro, o diretor do Laboratório de Sanidade Avícola, Marcos Roberto Buim, e a pesquisadora científica, Elisabete Lopes Guastari, apresentaram ao Secretário às instalações, com visitas ao Setor de Bacteriologia, Laboratório de Alimentos e ao Laboratório de Bromatologia.

No local os técnicos prestam assistência aos produtores avícolas, com diversas análises no setor de sanidade avícola e qualidade água e matérias primas.

São realizadas entre 800 e 1000 análises e ensaios mensais diversos, como análise de salmonella, sorológicas, bacteriológicas, e parasitológicas e bromatológicas.

Também estiveram na visita, o Vice-Prefeito de Bastos, Toninho; o Secretário de Agricultura de Bastos, Julio David;
o presidente Sindicato Rural de Bastos, Katsu Hide Maki; o Diretor CATI Regional Tupã, Rodrigo Luis Lemes; o assistente planejamento Regional Tupã, Eduardo Yukio Takaki; o Diretor Defesa Agropecuária, José de Barros Vieira; o Assistente agropecuário da Defesa Tupã, Eduardo Yukio Nakaghi; o Diretor I substituto da Defesa Agropecuária, Edi Carlos Paulino; os vereadores de Bastos Pedro Nikaido, Prof. Neusa Jorge, José Luiz Tininho e Ivanessa Castro; o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Bastos, Carlos Henrique Fontana; da Comissão Técnica do Sindicato Rural de Bastos, Gustavo Shimizu; o comunicador da região de Prudente, Fábio Sato, além de servidores da SAA, produtores avícolas e lideranças da região.