Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Trabalhadores de granjas de suínos são mais propensos à Influenza

Um recente estudo sobre a disseminação da Influenza entre suínos e humanos demonstrou que os trabalhadores de granjas suínas têm uma maior chance de contrair a doença.

Redação SI (16/02/06) – O estudo, realizado em parceria entre a Iowa State University e a University of Wisconsin, relatou que pessoas que regularmente fazem o manejo de suínos estão 35,3 vezes mais propensas a contrair a influenza suína do que pessoas que não têm contato direto com os animais.

Outros grupos testados incluíram veterinários e embaladores de carnes, que se mostraram, respectivamente, 17,8 e 6,5 vezes mais sucetíveis ao risco de contaminação.

Testes de sangue realizados em cada um dos grupos analisados e também no grupo controle que não teve contato com os suínos concluíram que os produtores (pessoas que tiveram contato regular com os animais)  possuíam o mais alto nível de anticorpos para lutar contra as diferentes formas da influenza suína. Segundo os pesquisadores, isto indica antigas infecções.


Dr. Gregory Gray, junto com a Universidade do Colégio de Saúde Pública de Iowa, citou que acredita que os trabalhadores de granjas suínas deveriam ser considerados ao analisar os riscos de uma pandemia de Influenza e desenvolver estratégias de imunização contra a doença.

Existe um grande potencial de que uma variação perigosa do vírus volte em seguida (entre humanos e suínos) e cause uma epidemia.

O estudo foi publicado na edição de janeiro da revista Clinical Infectious Diseases.