Redação AI (22/02/06)- A comercialização de plumas de avestruz representa um nicho de mercado significativo para a estrutiocultura brasileira, sendo utilizada em diversas aplicações, como para adornar fantasias de carnaval até a fabricação de travesseiros e artigos de decoração.
A partir deste ano, Avestro S/A, uma das maiores empresas no segmento da estrutiocultura no Brasil, comercializará 100% das plumas provenientes das aves abatidas no seu frigorífico em Araçatuba/SP, diretamente para o consumidor final. Até ano passado, nós extraíamos as plumas das aves e as vendíamos secas para as empresas que realizam o tratamento das mesmas para posterior comercialização, explica Giovanni Costa, diretor presidente da Avestro S/A. Agora, realizaremos todo processo de tratamento das plumas e as entregaremos diretamente para o consumidor final.
De acordo com Giovanni, esta iniciativa da empresa deve-se ao fato do aumento no abate de aves geradas em virtude da exportação da carne de avestruz brasileira, o que conseqüentemente gerará um volume maior de plumas para serem comercializadas. Para viabilizar o negócio, estamos investindo em uma equipe treinada especialmente para trabalhar com os processos das plumas e, também, em tecnologia importada da África do Sul, ele ressalta.
Cada ave produz cerca de 1.2 kg de plumas e 100% das delas são aproveitadas. As plumas maiores são extraídas da parte traseira dos avestruzes, ainda vivos, conforme caem naturalmente ou são cortadas com tesoura próximo ao couro. Já as menores são tiradas após o abate, explica Costa, que encerra prevendo a comercialização de cerca de 600 kg de plumas por mês.