Redação SI (01/03/06)- Está sendo articulada no Congresso nacional a criação da frente parlamentar da suinocultura. O anúncio foi feito no dia 23 pelo deputado federal Odacir Zonta que já comunicou a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, os 513 deputados e a presidência da Câmara e do Senado.
Zonta, que já preside a Frencoop (frente parlamentar do cooperativismo), pretende instalar a bancada da suinocultura em maio, durante a realização de Fórum Nacional da Suinocultura, em Brasília/DF. O parlamentar justifica que a suinocultura brasileira representa uma das maiores e mais complexas cadeias produtivas, encontrando-se presente em todo o país, desde a minúscula unidade microfundiária de alguns poucos hectares até a grande e tecnologicamente sofisticada. É uma das principais atividades do setor primário da economia brasileira, assinala Zonta.
Para realçar o grau de sofisticação do setor, mostra que a capacitação técnica dos criadores eliminou o despreparo e a falta de informações, a pesquisa científica ofereceu material genético de alta qualidade, a expansão e aperfeiçoamento da nutrição animal proporcionaram rações que otimizaram a produtividade. A zootecnia, a medicina veterinária e a engenharia oportunizaram criatórios adequados, técnicas avançadas, máquinas, implementos e equipamentos de manejo para tornar absolutamente racional e produtiva a suinocultura.
Odacir Zonta mostra que o papel da suinocultura ganha novos contornos em face da estagnação econômica da maior parte dos municípios e da alta dependência das atividades geradas pelo setor primário. A suinocultura emerge como uma das atividades que mais valor pode agregar, especialmente quando associada a industrialização caseira, invertendo os saldos migratórios negativos na área rural e promovendo ampla reconversão econômica, encerra o deputado.