Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

30 mil aves são sacrificadas na China

O país detectou um foco de Influenza Aviária na região autônoma uigur de Xinjiangm.

Redação (07/01/2008)- A China confirmou nesta sexta-feira um novo foco de Influenza Aviária na região autônoma uigur de Xinjiangm, no noroeste do país, que levou ao sacrifício de 29.383 aves de criação. O novo foco foi detectado em 29 de dezembro em um distrito da cidade de Turpan, onde 4.850 patos, frangos e gansos morreram infectados com sintomas semelhantes aos produzidos pelo vírus H5N1 da gripe aviária, afirmou a agência estatal Xinhua.
Após os exames pertinentes, o Laboratório de Referência Nacional para a Gripe Aviária confirmou que era a cepa H5N1, e depois foram iniciadas as medidas regulamentares para evitar a propagação da doença. A situação está atualmente sob controle, segundo as autoridades locais.
O vice-ministro da Agricultura chinês, Yin Chengjie, advertiu em dezembro que a probabilidade de focos locais de gripe aviária é "muito alta" com a chegada do inverno e da primavera (hemisfério norte), por isso a situação de prevenção da doença "não é otimista".
Desde que o surgimento do novo foco da doença em 2003, a China registrou 27 casos humanos de Influenza Aviária, com 17 mortos.