Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Show Rural Coopavel apresenta melhorias para o campo

Em uma área de 72 hectáres, 320 expositores do Brasil e do Exterior apresentarão conhecimento por meio de novas tecnologias que permitam melhorar a produtividade e a qualidade da produção.

Redação (29/01/2008)- Considerado o maior evento tecnológico do Brasil no setor de agronegócio, o Show Rural deu início, ontem (28), a sua 20ª edição em Cascavel, no Paraná. Em uma área de 72 hectáres, 320 expositores do Brasil e do Exterior, principalmente vindos da Itália, apresentarão aos cerca de 140 mil visitantes, de mais de 25 países, conhecimento por meio de novas tecnologias que permitam melhorar a produtividade e a qualidade da produção, além de identificar novas alternativas de diversificação e renda para a propriedade rural. O evento vai até o até o próximo dia 1º de fevereiro.

De acordo com Rogério Rizzardi, coordenador do evento organizado pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, as novidades são apresentadas por meio de 5 mil experimentos realizados por pesquisadores de insitutições como Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola). As apresentações abordam todos os tipos de culturas produzidas no campo, como os experimentos para adubação verde ou mesmo de base, manejo de pragas e doenças, tratamento de sementes, entre outras. Em pecuária, serão apresentadas tecnologias sobre pastagens, confinamento, ovinocultura, além de culturas alternativas como ervas medicinais, inseticidas biológicas, reflorestamento, olericultura (hortaliças), horoponia e minhocultura.
"O Show Rural se tornou uma feira de oportunidades, onde se adquire conhecimento e faz bons negócios. Nosso foco principal é o aprimoramento através da tecnologia. Hoje o produtor precisa se profissionalizar, assim como em qualquer outro profissional. Ele (produtor) precisa enxergar o futuro, tomar pé sobre o rumo do agronegocio", destaca Rizzardi, sem abrir valores quanto ao faturamento no número de negócios gerados durante o evento.
Na ocasião, segundo o executivo, serão apresentados também novidades no setor de máquinas agrícolas como colheitadeiras, tratores, semeadores, pulverizadores, implementos de preparo de solo e para pastagens, bem como a regulagem e o uso correto de cada máquina ou implemento.
A organização concluiu que em menos de duas décadas, a produtitividade das principais culturas da região como soja, milho, feijão e leite evoluíram mais de 100% da média regional. A soja que rendia, por exemplo, cerca de 1.800 k por hectare, rende hoje 3.400 k e essa média já está sendo projetada para 4.600 k/ha.