Redação (19/02/2008)- O Instituto Sadia, em parceria com o Ibope, está produzindo um diagnóstico sobre o desenvolvimento de Ponta Grossa. O trabalho, que será feito em outros 14 municípios onde a empresa mantém unidades de produção e distribuição, reunirá informações sobre o capital econômico, humano, natural, social e físico de cada uma das localidades.
O objetivo é consolidar numa mesma base de dados informações sobre desenvolvimento local que possam contribuir para o aprimoramento de ações do Instituto Sadia e subsidiar o planejamento do investimento social futuro da companhia
Além de Ponta Grossa, o diagnóstico será realizado nos municípios de Toledo, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Paranaguá, Chapecó (SC), Concórdia (SC), Três Passos (RS), Duque de Caxias (RJ), Uberlândia (MG), Várzea Grande (MT), Lucas do Rio Verde (MT), Campo Verde (MT), Brasília (DF) e Jundiaí (SP).
Entre os dados que farão parte do diagnóstico estão as principais atividades econômicas do Município, distribuição de renda, acesso da população ao crédito e a emprego, grau de escolaridade da população, estrutura familiar, acesso à cultura e ao lazer, instrumentos para participação da população na gestão pública, existência de fóruns públicos, infra-estrutura pública de educação, saneamento básico, habitação, saúde, entre outros.
Apesar de muitas dessas informações já existirem em diferentes fontes, será a primeira vez que estes dados serão compilados a partir do foco desenvolvimento local, abordando os capitais econômico, social, físico, natural e humano de cada município. O diagnóstico não tem como objetivo avaliar a administração pública.
O trabalho será feito em três etapas. Na primeira fase serão reunidas informações já coletadas e disponíveis em órgãos oficiais e ONGs. Na segunda, prevista para ocorrer entre os dias 28 de fevereiro e 11 de março, membros dos comitês locais de Investimento Social da Sadia irão a campo recolher informações referentes às cinco áreas de abordagem a partir de orientações da equipe do Ibope. Na última fase os pesquisadores farão uma pesquisa quantitativa com a população dos municípios.
A previsão é que as atividades sejam concluídas no final de abril. Além de servir de base para o trabalho do Instituto Sadia, o diagnóstico estará disponível para órgãos públicos, entidades da sociedade civil e demais públicos interessados.
Em Ponta Grossa a Sadia atua na produção de pizzas, massas, sobremesas e outros produtos industrializados. A unidade tem cerca de mil funcionários.