Redação (20/02/2008)- A reunião, realizada no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença do técnico e extensionista da empresa Sadia, Davi Leonhardt, que fez a explanação sobre o assunto.
De acordo com o técnico, a Sadia está interessada em expandir sua atuação na região do Vale do Rio Pardo, principalmente em função do isolamento sanitário, oferecendo financiamento facilitado, na modalidade Moderagro com recursos do BNDES. O empréstimo custeia o valor total do projeto, com a granja construída toda em alvenaria, tendo um ano de carência e prazo de oito anos para o pagamento.
As pessoas interessadas precisam ter a área para o investimento, com sistema de água e luz. A Sadia oferece dois projetos, de R$ 20 ou R$ 25 mil, com a possibilidade de fazer meia granja. A empresa fornece as aves, ração, os medicamentos e desinfetantes e maravalha para cama de aviário e dos ninhos sem custo para o integrado, além de toda a assistência técnica.
Os produtores que tiverem interesse em saber mais sobre a alternativa de diversificação podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura ou com o técnico da Sadia, pelos fones (51) 8177 7113, 9972 4579 ou 3712 2955. O técnico Leonhardt avalia que a recepção pelos membros do CMA foi positiva. “O pessoal se mostrou bastante interessado e fez várias perguntas sobre o projeto”, afirma. Para o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Carmo Mayer, o conselho tem a prática de abrir espaço para diversificação oferecendo alternativas, tanto no cultivo de plantas como na criação de animais.
Sadia participa de evento no RS
A implantação de granjas para matrizes e produção de ovos férteis foi o tema do primeiro encontro do ano do Conselho Municipal de Agricultura (CMA) do município gaúcho de Vera Cruz.