Redação (26/02/2008)- A Perdigão encerrou 2007 com faturamento bruto de R$ 7,8 bilhões, valor 27,6% superior ao registrado no ano anterior. O lucro líquido no período cresceu 174%, somando R$ 321,3 milhões. O resultado foi proporcionado pela boa performance do mercado interno e das exportações, ganhos de escala e produtividade, além do aumento da participação de produtos processados nas vendas líquidas totais da empresa, que chegou a 53%.
Esses fatores, aliados à incorporação integral das atividades de lácteos da Batávia e aos negócios de margarinas e de bovinos adquiridos durante o ano, propiciaram crescimento de 27,3% na receita líquida, que acumulou R$ 6,6 bilhões em 2007. As vendas externas representaram 47,5% da receita líquida e as internas, 54,5%.
No mercado externo, apesar da apreciação do real em relação ao dólar e da elevação dos preços dos grãos, o crescimento da receita foi de 30%, refletindo o aquecimento da demanda internacional que elevou em 18,6% os volumes de vendas de carnes e em 67,3% os de outros produtos processados.
A receita no mercado interno avançou 25,9% em comparação a 2006, impulsionada pelas receitas nas atividades de carnes e pelo aumento dos volumes de vendas de produtos lácteos, que chegaram a 71,4%, e de outros processados, que superaram a casa dos 84%.
O lucro bruto subiu 39,4%, totalizando R$ 1,9 bilhão. O EBITDA (lucro operacional antes das despesas financeiras, impostos e depreciação) gerado no período atingiu R$ 802,7 milhões, valor 76,1% acima do verificado no ano passado, com margem de 12,1%, o que equivale a um ganho de 3,4 pontos percentuais ante o exercício anterior.
Em 2007, os investimentos da Perdigão totalizaram R$ 857,4 milhões, valor 34,6% superior aos recursos aplicados no ano anterior. Desse total, 41% foram direcionados para as aquisições (não inclui a compra da Eleva) e o restante para novos projetos e linhas de produção, para a conclusão do complexo agroindustrial de Mineiros (GO) e melhoria de produtividade.
MERCADO EXTERNO
A receita das exportações em 2007 atingiu R$ 3,2 bilhões graças ao crescimento significativo da demanda por proteínas no mercado internacional, somado às vantagens competitivas do custo brasileiro de produção. O volume de carnes exportadas totalizou 824,8 mil toneladas, com destaque para os produtos processados de carnes, que apresentaram aumento de 32,8% em volumes.
Os preços médios registraram elevação de 24,8%, em dólares FOB (Free on Board), na comparação com 2006. Considerando a apreciação do real em relação ao câmbio, o preço médio ficou 9,6% superior e o custo médio foi 5,3% maior.
MERCADO INTERNO
No mercado interno, a receita somou R$ 4,6 bilhões. O aumento da renda da população favoreceu o consumo de produtos de maior valor agregado, que apresentaram crescimento de 26,1% em receitas e 22,3% em volumes no ano em relação a 2006.
Os produtos lácteos foram responsáveis por 18,1% da receita obtida no mercado interno em 2007 e contribuíram para a performance alcançada pela empresa neste mercado. A atividade de lácteos foi incorporada pela Perdigão em junho de 2006, com a aquisição do controle acionário da Batávia.
Os outros produtos processados – massas, pizzas, margarinas, vegetais e linha à base de soja, entre outros – demonstraram elevação de 60,6% em suas receitas, com destaque especial para o incremento na atividade de margarinas, a partir de agosto de 2007, com a aquisição das marcas Doriana, Delicata e Claybon.
Os preços médios apresentaram melhoria de 6,5% no ano, respaldando a boa performance das receitas e retorno das margens. O preço médio de carnes ficou 8,2% acima e o de lácteos foi 8,6% superior, ante ao ano anterior. Por outro lado, os custos médios tiveram acréscimo de 3,1%.
A Perdigão fechou o ano com os seguintes percentuais na participação de mercado: industrializados de carne – 25,2%; congelados de carne – 35,8%; pratos prontos/massas – 41,9%; pizzas congeladas – 36,4%; processados de lácteos – 13,5%.
MERCADO ACIONÁRIO
O volume financeiro de ações da companhia negociadas no ano na Bovespa e na NYSE – New York Stock Exchange foi recorde, totalizando média de US$ 18,6 milhões/dia, o que corresponde a um crescimento de 120,8%.
Entre 1994 e 2007, o valor de mercado da companhia se multiplicou mais de 32 vezes, atingindo em 31 de dezembro do ano passado R$ 8,2 bilhões, valor que equivale a uma média de retorno anual de 30,9%.
As ações e os ADRs da companhia tiveram uma performance acima dos principais índices da Bovespa e da NYSE, com valorização de 47,6% das ações e de 12,1% dos ADRs.
RITMO DE VENDAS SUSTENTA DESEMPENHO DA EMPRESA NO 4O TRIMESTRE
A receita líquida da Perdigão cresceu 19,2% no quarto trimestre de 2007 em relação a igual período de 2006, somando R$ 1,9 bilhão. O desempenho foi garantido pelas vendas de produtos específicos desta época do ano, que apresentaram melhoria de volumes e de preços.
A receita no mercado interno totalizou R$ 1,4 bilhão, valor 20,8% maior ao registrado no exercício anterior. Nas atividades de carnes, o crescimento foi de 15,3% em receita e 6,6% em volumes, com preço médio 7,6% superior, o que compensou parcialmente a elevação do custo médio em 8,6%, pressionado especialmente pelo aumento nos preços de grãos.
As exportações apresentaram crescimento de 16,9% no trimestre, chegando a R$ 858,7 milhões. As vendas de carnes atingiram 218 mil toneladas, o que representa uma elevação de 11,2%. Os volumes de produtos elaborados/processados cresceram 14,6%, garantindo aumento de receita da ordem de 30,7%.
O lucro bruto no período somou R$ 556,3 milhões, aumento de 13% se comparado ao quarto trimestre de 2006. O EBITDA gerado no trimestre foi 16,2% superior ante o ano anterior, chegando a R$ 240,4 milhões.