Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

IX SBSA - Especialista defende o monitoramento e a tecnologia para o uso racional de vacinas nas aves

O medico veterinário Luiz Felipe Caron vai falar sobre Estratégia de Monitoramento e Capacidade de Resposta Imunológica nas Aves durante o Simpósio Brasil de Avicultura.

Redação (12/03/2008)- Um dos maiores desafios dos países produtores de aves é manter o status sanitário do plantel com o menor custo possível, pois esse é um importante fator competitivo. Outra pressão emergente é o uso racional de medicamentos, e para este argumento a melhor arma é o uso de tecnologia.

E justamente esta tecnologia a baixo custo e com eficiência para ser aplicada à avicultura comercial, é o tema da palestra  do Dr.Luiz Felipe Caron durante o IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura que será realizado de 01 a 03 de abril em Chapecó,SC.

Caron vai apresentar novas tecnologias e resultados no monitoramento e possibilidade de utilização de novos métodos para avaliação da resposta imune em aves. Segundo o especialista em biotecnologia “A capacidade da ave em responder a diferentes antígenos, varia conforme alguns fatores, como a idade, raça, manejo nutricional, entre outros” afirma Caron.

O professor de microbiologia e vacinologia veterinária pela UFPR assegura que o monitoramento da capacidade de resposta imunológica das aves  permitiria o  uso racional de medicamentos “A possibilidade de aferição do status imunológico da ave com grande sensibilidade permitiria um manejo de vacinas mais coerente, pois poderiam se utilizar os produtos nas diferentes épocas recomendadas com o conhecimento prévio da capacidade de resposta da ave, para vários antígenos, por diferentes vias de resposta, desde a fagocitose até as respostas humoral e celular” afirmou.

Segundo Caron hoje o status imunológico acaba sendo aferido pela resposta da ave depois da vacinação com a mensuração de anticorpos de forma específica, e alerta para possíveis falhas “A sensibilidade destas medidas também variam conforme o método utilizado”.

Sobre a estratégia de monitoramento Caron destaca que entre muitas técnicas possíveis para implementar as medidas no futuro, há algumas mais eficientes e comercialmente viáveis “A citometria de fluxo poderá ser utilizada na avicultura comercial, com equipamentos acessíveis e insumos cada vez mais disseminados para estes processos”, afirma o especialista.

“Há necessidade de se estabelecer parâmetros normais para as aves saudáveis, compreender todas as variáveis interferentes e a interpretação dos resultados já em nível de campo, pois já se sabe que a metodologia é possível e as possibilidades práticas inúmeras” finaliza Caron, sinalizando para uma tendência de monitoramento cada vez mais detalhado do sistema imune das aves, visando o uso racional de vacinas e antibióticos, adequando a produção às normas internacionais de segurança alimentar.

O IX SBSA, está sendo organizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, que elege a cada ano uma seleção de temas importantes  e profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente para traçar diretrizes, apontar tendências e antecipar desafios do setor avícola.

As  inscrições antecipadas que custam R$ 165,00 para profissionais e R$145,00 para estudantes, podem ser feitas pelo site da entidade www.nucleovet.com.br, clicando no banner do evento. A inscrição dará ao participante o direito a participação em todas as apresentações técnicas do Simpósio; três coffee-breaks; coquetel de abertura; material didático, que compreende: Pasta, anais com todas as apresentações técnicas, caneta, bloco, questionário de avaliação, CD com as palestras e certificado.

Realizado em uma das maiores regiões produtoras de frango de corte do país, o IX SBSA tem ainda a missão de reunir profissionais, técnicos, veterinários e empresários do setor produtivo “A comissão organizadora do evento busca a cada ano trazer informação aos profissionais  e empresários do setor da avicultura, oportunizando na região, o que em muitas vezes precisava ser buscado em outros centros” afirma a médica veterinária Luciane Surdi, vice-presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários.

Biocombustíveis e Exigências internacionais na pauta

As palestras deste ano abordam temas como sanidade, nutrição, manejo, oferta de grãos e mercado internacional de carnes, as novas exigências da Comunidade Européia no que diz respeito a bem estar animal, resíduos e segurança alimentar. Entre os palestrantes convidados para esta nona edição estão o  Dr. Antônio Mario Penz Junior, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, grande especialista em avicultura que apresentará o tema “Futuro dos Grãos X Biocombustível”.

Reconhecida internacionalmente como uma referência no setor, uma das palestrantes mais esperada é a  médica veterinária Dra. Elinor McCartney – Diretora da empresa Pen & Tec Consulting, que vai abordar as Exigências do Mercado Comum Europeu.  Elinor McCartney, é PhD em Patologia animal pela Universidade de Edinburgh, Escócia e MBA pela Open University e está no mercado há mais de 20 anos na área de desenvolvimento de produtos e assuntos regulatórios na Europa.

A abertura do IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura será realizada no dia 01 de abril no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó,SC – com a palestra do Ex – Ministro da Agricultura (1998-1999)  e Vice-Presidente e Diretor de Operações do BRDE , Francisco Turra, que assume a presidência da ABEF- Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, sobre “Avicultura Brasileira”.

A programação técnica inicia na quarta feira dia 02 de abril com a palestra Mercado Mundial de Carnes com o Dr. Nilson Olivo, especialista em Mercado de Carnes onde atua há 28 anos. A segunda palestra do dia, sobre fisiologia  das aves e aspectos sanitários será apresentada pela Dra. Margie Lee, professora do Colégio de Medicina Veterinária da UGA – Universidade da Geórgia – EUA, sobre Microbiologia Intestinal; já a Dra. Fernanda M. Tucci abordará outros aspectos da cadeia produtiva com o tema Auditoria em Fábricas de Rações; Dr. Michael Czarick, também da  Universidade da  Geórgia abordará a questão de bem estar animal com o  tema “Ambiência: Temperatura X Amônia”; o especialista em frangos de corte Dr. Matthew Wilson Consultor Técnico de uma multinacional apresentará as ultimas novidades sobre “Manejo Final – Stress Calórico”.

Na quinta-feira, 03 de abril a primeira palestra do  dia é com o médico veterinário  especialista em Ciências  Veterinárias e Biotecnologia

Dr. Luis Felipe Caron, professor de microbiologia veterinária e vacinologia na UFPR, que abordará o tema “Capacidade de resposta imunológica das Aves – Estratégia de Monitoramento”; a médica veterinária Dra. Laura Yaneth Villarreal Buitrago, formada pela Universidade De La Salle em Bogotá Colômbia, especialista em patologia aviária apresentará as últimas tecnologias em Patologia e Virologia Aviárias : Bronquite infecciosa, Pneumovírus aviário e vírus entéricos,Microbiologia – Virologia, Genética Molecular e Medicina Veterinária Preventiva na área de  Saúde Animal  em Programas Sanitários. Laura Villarreal, pesquisadora associada ao Coronavirus Research Group da USP fará a palestra “ Impacto dos diferentes Patotipos dos vírus da Bronquite infecciosa circulantes no Brasil”, encerrando a programação voltada para sanidade o tema Salmonella Após Vacinas será apresentado pela Dra. Lilliane Revoledo .

Na programação sobre nutrição o  Dr. Gustavo J. M. M. de Lima, Pesquisador da Embrapa apresentará a palestra “Qualidade de Grão na Avicultura”. O médico veterinário Dr. Sebastião Aparecido Borges, especializado em nutrição de monogástrico e diretor da BSA Assessoria Agroindustrial apresentará a palestra “Utilização de Eletrólitos para Aves – Da teoria a prática”; em seguida o Dr. Sadi Marcolin, médico Veterinário e coordenador do Comitê de Sanidade Avícola das Agroindústrias de Santa Catarina  falará sobre Reutilização de Cama.

O evento deve reunir cerca de 600 veterinários, zootecnistas, técnicos, empresários e estudantes  do setor  avícola de 01 a 03 de abril de 2008 no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó SC. Inscrições antecipadas através do telefone (49) 3329 – 1640, as vagas são limitadas.

Serviço:
IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura 01 à 03 de Abril de 2008
Local : Lang Palace Hotel, Chapecó,SC
Informações e Inscrições:  (49) 3329 1640  ou
www.nucleovet.com.br