Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa debate estratégias para erradicar aftosa na região norte

Hoje, os estados de Rondônia, Acre, o Centro-Sul do Pará, além dos municípios de Boca do Acre e Guajará no Amazonas, são considerados, pelo Mapa, áreas livres de febre aftosa com vacinação.

Redação (27/03/2008)-  O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jamil Gomes de Souza, reúne-se em Manaus (AM), nesta quinta (27) e sexta-feiras (28), com fiscais agropecuários federais e dos serviços estaduais de defesa agropecuária. Eles vão discutir ações e estratégias para o avanço do programa de erradicação da febre aftosa na região Norte do País.

Hoje, os estados de Rondônia, Acre, o Centro-Sul do Pará, além dos municípios de Boca do Acre e Guajará no Amazonas, são considerados, pelo Mapa, áreas livres de febre aftosa com vacinação. Mesmo assim a Região Norte ainda é considerada de alto risco ou risco desconhecido.

O maior rebanho bovino da Região Norte, estimado em 12 milhões de cabeças, está em Rondônia, seguido pelo Maranhão com seis milhões. A porção norte do Pará, que ainda não está livre de aftosa, possui cerca de quatro milhões de cabeças. Acre e Amazonas aparecem depois com 2,5 milhões e 1,8 milhão, respectivamente. Os menores rebanhos da região estão em Roraima, com 800 mil, e Amapá com 600 mil cabeças.