Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil trabalha para atender regras da UE

Num segundo momento, disse Stephanes, a idéia é negociar novas regras com os países do bloco na hora de exportar.

Redação (02/04/2008)- O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, reafirmou ontem, em Brasília, que o País está agindo para atender às regras da União Européia (UE) para a rastreabilidade de bovinos. Num segundo momento, disse o ministro, a idéia é negociar novas regras com os países do bloco.

Ele reuniu-se nesta tarde com o ministro da Agricultura da Suécia, Eskil Erlandsson, que está no Brasil para conhecer o sistemas brasileiros de produção de carnes, biocombustíveis e transgênicos. Erlandsson também quis conhecer a estrutura do ministério da Agricultura e para isso reuniu-se com representantes da Assessoria de Gestão Estratégica e das secretarias de Defesa Agropecuária, de Produção e Agroenergia e de Relações Internacionais do Agronegócio.

Alimentos

Stephanes comentou, por meio de sua assessoria de imprensa, o alerta emitido hoje pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os níveis dos estoques de alimentos, que são os mais baixos dos últimos 30 anos. "Passamos de um mundo de oferta para um mundo demanda", disse. De acordo com ele, este quadro mundial significa a manutenção de preços altos dos produtos agrícolas, aumento de produção, especialmente para o Brasil e, como conseqüência, crescimento da renda do produtor.

"Não há dúvida de que o crescimento da demanda por alimentos representará mais desenvolvimento regional. Quando a agricultura está bem não há problema no interior", afirmou o ministro, que mencionou a importância da agricultura para movimentar a economia regional. As informações são da assessoria de imprensa do ministério.