Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Especialista alerta para o aumento das exigências quanto qualidade e manejo na União Européia

Elinor MacCartney, uma das maiores especialistas em exigências do Mercado Comum Europeu alertou para pressões cada vez maiores sobre meio ambiente e bem estar animal dos países fornecedores.

Redação (02/04/2008)- Reconhecida internacionalmente como uma referência no setor  a Médica Veterinária Dra. Elinor MCartney  – Diretora da empresa Pen & Tec Consulting, afirmou que consumidores exigentes tem pautado o discurso político e conseqüentes exigências da Comunidade Européia quanto a importação de carnes.  “O banimento dos antibióticos promotores de crescimento na EU é uma das repostas regulatórias às preocupações de consumidores e pesquisadores quanto ao uso de antibióticos no mundo moderno”

Uma das palestrantes mais esperadas do IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura –  IX SBSA – que  está sendo realizado de 01 a 03 de abril em Chapecó,SC, MaCartney abordou “O banimento de antibióticos promotores de crescimento na EU – Implicações Globais para a nutrição animal”  . “As preocupações de pesquisadores, autoridades e consumidores quanto à resistência aos antibióticos motivaram o banimento dos APCS na EU, uma proibição que acompanha um movimento global para a redução do uso de antibióticos tanto em humanos quanto em animais”, afirmou McCartney.

Elinor McCartney, é PhD em Patologia animal pela Universidade de Edinburgh, Escócia e MBA pela Open University e está no mercado há mais de 20 anos na área de desenvolvimento de produtos e assuntos regulatórios na Europa . Elinor destaca que os produtos alternativos  AAPCs enfrentam dificuldades, mas certamente terão um futuro  promissor, à medida que for comprovado seu desempenho  em animais e aceitabilidade para operadores, consumidores e meio ambiente “ Em termos de evolução, claramente os APPCs ainda estão nos primórdios de sua história”, destacou.

A experiência da UE  é um dos temas a ser debatido durante o IX Simpósio Brasil Sul de Avicultura em Chapecó,SC. E para debater tecnologias e novidades  para produção avícola o  IX SBSA  reúne cerca de 700 pesquisadores e especialistas  do Brasil, América latina, União  Européia e Estados Unidos .

Um dos mais importantes eventos da avicultura brasileira, o SBSA, é organizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, que elege a cada ano uma seleção de temas pertinentes e profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente para traçar diretrizes, apontar tendências e antecipar desafios do setor avícola. “Um setor forte só se mantém mediante a geração e a difusão de tecnologias. Assim, cabe ao SBSA assumir o papel de sustentação deste crescimento intenso, visto nas agroindústrias. O equilíbrio entre Gestão, Pesquisa, e Conhecimento está permitindo a expressiva expansão do setor, com o posto de maior exportador de frango do mundo” destaca o médico veterinário , membro da comissão organizadora do IX SBSA, Miguel Ângelo Breda Canal.

Para os países exportadores de carne de frango tudo indica que as exigências dos compradores estão longe de terminar, embora a dependência mercadológica seja evidente. O tema que envolve toda a cadeia produtiva, desde os produtores dos grãos que vão alimentar as aves, até os responsáveis pela logística da exportação, não deve se esgotar tão facilmente, mas pode ser previsto e até antecipado. Segundo especialistas em mercado internacional a tendências é de exigências futuras quanto à adoção de tecnologias limpas e de sistemas de gestão ambiental. Dentro do processo produtivo as atenções devem se voltar para o consumo de água e energia, gerenciamento de resíduos e uso de ingredientes para alimentação animal que gerem menor impacto ambiental.