Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentos, uma crise mundial

Líderes mundiais se reúnem G-8, FMI, Banco Mundial. Esse é o grande assunto: preço e abastecimento de alimentos.

Redação (24/04/2008)- Essa crise dos alimentos é um problemão. Além disso, é uma questão mundial. É só o que se discute no mundo. Líderes mundiais se reúnem – G-8, FMI, Bando Mundial. Esse é o grande assunto: preço e abastecimento de alimentos.

Por que essa limitação das exportações de arroz? Por que essa preocupação com o arroz? O governo fez certo, porque primeiro ele estava fazendo com relação ao seu estoque. Sobre o arroz, todos os países que exportam estão suspendendo, como China e Índia. As Filipinas são um grande importador e estava tentando fazer estoque, mas a Tailândia começou a dizer que não é bem assim.

Todo mundo suspendeu a exportação de arroz, porque, na verdade, o comércio mundial de arroz é muito pequeno perto do consumo mundial. Só 7% é comercializado. Mas, nesse momento, está faltando arroz, e não é suficiente para atender à demanda dos países.

Essa crise está nas manchetes dos jornais de todo o mundo, mas de que forma isso atinge o Brasil? O país produz para seu próprio consumo e, se ele continuasse a exportar, com os preços cada vez mais apetitosos para quem vende, isso poderia acabar afetando o abastecimento aqui. E se você exportar muito também contamina o preço.

A influência desse problema com o arroz pode se estender a outros alimentos? Hoje tem problemas generalizados em outros alimentos. O que o governo não deveria fazer é impedir ou estabelecer imposto sobre exportação de outros produtos.

O Brasil é um grande exportador de alimentos. Essa é a hora dos produtores, eles têm que exportar a soja ou a carne – o Brasil é o maior produtor de carne e não deve tentar dizer: “Olha, não vamos vender mais nada”, porque isso pode provocar uma crise econômica.

Na feira, a gente vê outros alimentos, como os legumes, subindo muito. Mas isso não tem a ver com essa crise do arroz. Esse é um problema mais conjuntural. Choveu muito no Brasil nos últimos meses. Felizmente, encheu os reservatórios – resolveu um problema.

Mas, por outro lado, o que eles chamam de alimentos in natura subiram. E quem foi à feira sentiu claramente que tudo subiu de preço. Se o tempo melhorar, isso pode rapidamente resolver, e os preços voltarem a cair.