Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura paranaense fecha primeiro trimestre do ano com faturamento recorde

Aumento das vendas de produtos industrializados, que têm maior valor agregado, e valorização da carne de frango no mercado internacional são os principais responsáveis por esse bom desempenho.

Redação (30/04/2008)- O setor avícola paranaense fechou o primeiro trimestre de 2008 com o melhor desempenho da história no faturamento das exportações. De acordo com levantamento do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), no acumulado janeiro-março deste ano as indústrias paranaenses faturaram 290.418.345 dólares, desempenho 20,65% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram arrecadados com as vendas externas 240.708.876 dólares.

O principal fator motivador para esse crescimento no faturamento das exportações se dá às comercializações de produtos industrializados, especialmente os produtos congelados. De acordo com o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, esse bom desempenho do setor faz com que a avicultura cumpra uma das metas deste ano. “Temos o objetivo de exportar produtos com maior valor agregado, trazendo maiores ganhos para a avicultura de corte paranaense, aumentando a representatividade do setor na cadeia do agronegócio do Estado e do Brasil”, informa. Outro fator que contribuiu para o maior faturamento da atividade, explica Domingos Martins, são os bons preços na cotação do frango de corte no mercado externo.

Apesar do maior faturamento com as exportações, com a valorização do produto no mercado internacional, o presidente do Sindiavipar alerta que o cenário no mercado interno ainda exige cuidados. “Vivemos uma situação delicada, com os preços dos insumos para a avicultura em níveis bastante elevados. A avicultura está em estado de alerta, aguardado um posicionamento do Ministério da Agricultura em relação à isonomia na importação de milho, o que trará maior segurança para a atividade”, diz.

Como conseqüência disso, em volume exportado o setor acumulou uma pequena queda no primeiro trimestre deste ano de -1,14%. Nos primeiros três meses de 2008, foram negociados com o mercado internacional 185.209.072 quilos de frango, contra 187.345.116 quilos de janeiro a março de 2007.

Essa pequena queda não chega a preocupar o setor, uma vez que nos primeiros meses do ano são os que apresentam menor volume de exportações, em virtude do inverno no hemisfério norte. “Os números estabelecem otimismo na avicultura. Nossa meta até o final do ano ampliar de 10% a 12% o volume de vendas externas de frango de corte do Paraná, ultrapassando o recorde histórico atingido em 2007, quando foram exportados 843.658.462 quilos de frango pelo Paraná”, revela o presidente do Sindiavipar.

Paraná reponde por um quarto das exportações brasileiras de frango

No cenário nacional, o volume exportado no primeiro trimestre deste ano também apresentou queda, de -2,78%. No acumulado janeiro-março de 2008 foram exportados 732.682.249 quilos de frango, com um faturamento global de 1.233.165.572 dólares. Com isso, a avicultura do Paraná responde por 25,27% do volume de exportações do país.

A representatividade nacional do segmento é expressa também na produção avícola, em que o Paraná é o líder nacional. No primeiro trimestre deste ano, foram abatidas 301.392.830 cabeças de frango no estado, número 10,89% superior ao primeiro trimestre de 2007, quando haviam sido abatidas 271.780.141 cabeças.