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Estratégia garante lucro maior à Sadia

O resultado do primeiro trimestre foi 123,4% superior ao obtido no mesmo período de 2007, somando R$ 214,8 milhões.

Redação (02/05/2008)- Com estratégia diferente da sua principal concorrente, a Sadia S.A. encerrou o primeiro trimestre do ano com lucro muito maior que o da Perdigão. O resultado do primeiro trimestre foi 123,4% superior ao obtido no mesmo período de 2007, somando R$ 214,8 milhões – na Perdigão houve queda de 18,7%, totalizando R$ 51 milhões.
O diretor-presidente da Sadia, Gilberto Tomazoni, cita uma série de fatores para o resultado. "É uma gestão de cesta", diz – sem esquecer que enquanto a Perdigão cresceu adquirindo ativos, a Sadia não. "Priorizamos sempre o crescimento orgânico, mas estamos atentos às oportunidades". O diretor de Relações com Investidores da Sadia, Elton Teixeira Júnior, lembra que "nesta conjunção de fatores" está a gestão de compra e de proteção de preços de grãos – em prática desde o ano passado – aliado ao aumento das vendas e repasse dos custos. Pelas estimativas da empresa, os custo subiram 23,5%, mas os preços das aves aumentaram 40% em dólares e dos industrializados, 26%. No mercado interno o repasse foi de 5,4%. O volume de vendas foi 8,6% maior no período, totalizando 533,2 mil toneladas. Tomazoni acrescenta ainda que a empresa está focada em seu "core business" e na busca da produtividade interna.

Com as aquisições realizadas, a Perdigão obteve no período receita bruta maior que a da Sadia: R$ 2,84 bilhões (crescimento de 59%) ante a R$ 2,6 bilhões (20,3% mais que no mesmo período do ano passado). A margem Ebitda da Sadia ficou em 12,1%.
Apesar de um cenário com custos mais elevados, Tomazoni diz que a empresa "segue confiante", pois os custos estão elevados para todos e, nisto, o País é mais competitivo, aliado ao fato da crescente demanda mundial. Por isso, a empresa mantém a sua projeção para o ano de crescimento de 12% a 14% na venda física, além da margem Ebitda próxima à atual.
A Sadia investiu R$ 427,1 milhões nos três primeiros meses do ano, 70% mais que no mesmo período de 2007. Do total, R$ 167,5 milhões (39,2%) foram direcionados para o segmento de industrializados, R$ 151,3 milhões (35,4%) para o segmento de aves, R$ 40,1 milhões (9,4%) para o segmento de suínos, R$ 4,6 milhões (1,1%) para o segmento de bovinos e R$ 63,6 milhões para outras áreas. Para todo o ano estão previstos R$ 1,6 bilhão. Entre o foco de ação, apesar do "momento diferenciado", a empresa não descarta o segmento de bovinos.
Mas Tomazoni diz que a Sadia está reavaliando sua estratégia. "O segmento passou por mudanças importantes, como a elevação dos custos dos animais, o fechamento da Europa e o forte movimento de consolidação. Neste momento estamos avaliando quais as alternativas de geração de valor".