Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ecologicamente correta

Exemplos de programas ambientais para a avicultura são destaques na AveSui América Latina 2008.

Redação (06/05/2008)- A questão ambiental é hoje um dos focos da avicultura industrial brasileira. A otimização da produção de forma equilibrada, respeitando e preservando o meio ambiente, não é mais um diferencial, mas sim, item obrigatório para o empreendedor que busca a sustentabilidade de seu negócio. 

Principal exportador e terceiro produtor mundial da carne de frango, o Brasil detém grandes exemplos de atividade ecologicamente correta. Estes modelos empresariais e suas diretrizes serão temas de palestra durante a 6ª edição da AveSui América Latina, (13 a 15 de maio no CentroSul, em Florianópolis), maior feira do continente a unir todos os segmentos de aves (corte e postura) e suínos.

Intitulada como “Programas ambientais para a avicultura industrial – a experiência brasileira”, a palestra, que será ministrada pelo presidente do Conselho Técnico-Científico da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) Emílio Elias Mouchrek Filho, fará reflexão sobre os passos para o desenvolvimento de um projeto ambiental dentro da avicultura.

Na ocasião, Mouchrek Filho apontará cada detalhe a ser estudado no momento de se planejar um projeto ambiental para uma determinada empresa avícola, como descrição do empreendimento, diagnóstico, monitoramento e impactos ambientais na área de influência, além da análise de custo-benefício da implantação da estrutura do projeto.

Além disso, várias questões ambientais do processo produtivo serão abordadas de forma detalhada, desde os programas de vacinação e demais medidas de biosseguridade, até a destinação dos dejetos da produção (embalagens, aves mortas, esterco, vísceras, penas) e da própria indústria. 

Todos os pontos serão discutidos de acordo com a realidade da produção mineira – que é conduzida por uma das legislações mais rigorosas do país, segundo Mouchrek Filho – e com a demonstração de modelos de regularização ambiental em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.

De acordo com Mouchrek Filho, a preocupação com segurança ambiental tem se tornado uma realidade nas empresas, que estão qualificando sua mão-de-obra para lidar com os objetos poluentes da produção. “A interação entre meio ambiente, produção e administração é um significativo avanço de mentalidade das empresas, inclusive com sensíveis reflexos econômicos sobre a rentabilidade do empreendimento”, ressalta.

O representante da Avimig aponta ainda a importância que a questão ambiental tem ganhado no setor. “É indiscutível que, para a maioria dos empreendimentos, a regularização ambiental, isto é, a adequação das atividades aos padrões e normas ambientais, que se consolida com a obtenção da Licença Ambiental, pode trazer benefícios estratégicos, operacionais e financeiros”, expõe.

A palestra do presidente do conselho técnico-científico da Avimig faz parte do painel de Avicultura do VII Seminário Internacional de Aves e Suínos, que acontecerá durante a feira. O encontro está programado para o último dia do evento (15/05), às 11h15, na sala Arvoredo 2.