Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Iniciativa Verde

Plantio de árvores e proteção de nascentes marcam o Dia Mundial da Água promovido pela Lar

O encontro foi prestigiado pelo diretor 1º vice-presidente da Lar, Lauro Soethe, vice-prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskim, e demais lideranças do município e da cooperativa

Plantio de árvores e proteção de nascentes marcam o Dia Mundial da Água promovido pela Lar

A Lar Cooperativa promoveu evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, na tarde de segunda-feira (22/03), em Linha Navegantes, Santa Helena (PR). O encontro foi prestigiado pelo diretor 1º vice-presidente da Lar, Lauro Soethe, vice-prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskim, e demais lideranças do município e da cooperativa. A sensibilização sobre a importância de preservar a água foi direcionada aos alunos da Escola Municipal Pedro Alvares Cabral, do Distrito de São Roque.

Propriedade – Na propriedade do associado da Lar e avicultor, Cleber Hippler, o grupo se reuniu para comemorar o Dia da Água em uma nascente revitalizada, sendo uma das mais de 150 já recuperadas pelo programa da Lar Cooperativa. “Ao longo dos anos, a cooperativa criou esse Programa Prioridade Ambiental. São várias faces que direcionam os trabalhos e uma delas é a água. Assim, montamos uma estrutura de apoio principalmente para os nossos associados, para que identifiquem nascentes em suas propriedades que foram assoreadas, pisoteadas pelo gado e foram sumindo. Com esse programa, o agricultor vai se conscientizando e também reconhecendo a necessidade da água para as suas atividades”, relatou Lauro Soethe, ao mencionar que, após revitalizada uma nascente pode melhorar, em dois anos, de 30 a 300% sua disponibilidade hídrica. O programa da Lar segue expandindo, em 2022 serão mais 55 nascentes revitalizadas.

Plantio – Os participantes também plantaram mudas nativas no entorno da nascente recuperada. Foram escolhidas as espécies que melhor se adaptam nesse tipo de ambiente, garantido que elas consigam se desenvolver e colaborar no reflorestamento da região, entre elas, pata de vaca, açoita cavalo, canela, guajuvira, ipê, cereja, araçá e araçá vermelho. (Imprensa Lar)