Redação (05/06/2008)- Com o objetivo de reunir suinocultores, gourmes, técnicos da área e apreciadores da carne suína para promover atividades culturais, sociais e recreativas sobre suinocultura, será lançada oficialmente amanhã, dia 06 de junho, no restaurante da SERP, em Videira, a Confraria do Suíno. Na oportunidade, será servido um delicioso jantar com pratos que terão como base a carne suína. O preparo dos mesmos ficará a cargo do renomado Cheff Tim Glaab, que virá de Frankfurt, na Alemanha. Os acompanhamentos serão feitos pela competente Ita Volpato.
Diversas autoridades da região já confirmaram presença no evento, entre elas, o Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, Wolmir de Souza. Antes disso, hoje, dia 05, a Casa de Festas II da Serp, servirá de palco para um imperdível Curso de Culinária que será ministrado pelo chefe alemão das 14h às 20h. Os eventos serão promovidos com patrocínio da ACCS e Master Agropecuária, com apoio das seguintes empresas: Friguzzi, Coopervil, Ouropan, San Lac, Grupo Masavel, Suinocultura Sprícigo, Frigorífico Basso, Agropecuária Carboni, Posto Vêneto e Revista Êxito. Um dos pontos altos do evento deverá ser uma explanação feita pelo médico cardiologista Rodrigo Mozzaquatro, falando sobre os benefícios da carne suína: menos colesterol, mais vitaminas e mais saúde na sua vida. De acordo com o empresário Gilberto Guzzi, Presidente da Confraria do Suíno, um dos principais objetivos é divulgar pratos a base de carne suína. “A carne suína vendida hoje no comércio brasileiro é praticamente light, apresenta baixos teores de gordura. Trata-se de um alimento nutritivo, saboroso e saudável, muito equilibrado em sua composição e que devido a sua riqueza em vitaminas e minerais deveria ocupar um espaço ainda maior na mesa dos consumidores brasileiros”, destaca.
Outro grande defensor do consumo da carne suína é o empresário Mario Faccin. “Um bom exemplo de como os brasileiros tem uma idéia equivocada sobre a carne suína é seu consumo ainda baixo em nosso país. Enquanto o consumo per capita no Brasil é de aproximadamente 13 quilos por habitante ao ano, em países como a Dinamarca, este consumo gira em torno de 70 Kg/hab/ano. Além disso, não é por acaso que a carne suína é hoje a mais consumida no mundo”, lembra Faccin. “Como integrantes do setor, temos o dever ético, através de nossa militância profissional, de desmistificar estas inverdades arraigadas na cultura brasileira através da ciência e da informação”, encerra o empresário.
Lançada na região de Concórdia (SC) a Confraria do Suíno
Na oportunidade, será servido um delicioso jantar com pratos que terão como base a carne suína.