Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Presidente da ABEF se reúne com ministro do Planejamento

Turra manifestou sua preocupação pelos efeitos de uma nova greve dos fiscais federais agropecuários em um momento extremamente favorável para as exportações do setor.

Redação (09/06/2008)- O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), Francisco Turra, foi recebido em audiência quinta-feira (5) pelo Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. 

Turra manifestou sua preocupação pelos efeitos de uma nova greve dos fiscais federais agropecuários em um momento extremamente favorável para as exportações do setor, que bateram novo recorde ano passado – embarques de quase 3,3 milhões de toneladas – e continuam em expansão.

Em assembléia realizada na mesma quinta-feira, os fiscais decidiram entrar novamente em greve pelo período de 48 horas, a partir de 12 de junho.

Respondendo às ponderações do Presidente da ABEF, o ministro Paulo Bernardo enfatizou que o governo está atento e sensível à questão e em busca de um entendimento definitivo, através de nova Medida Provisória que altere os vencimentos da categoria.

Outro tema abordado na audiência foi a situação de pessoal especializado (como médicos veterinários e agentes de inspeção) que hoje é contratado pelos frigoríficos, através de convênios com governos estaduais ou prefeituras municipais, para auxiliar os fiscais federais na inspeção em linhas de abate. Hoje esses especialistas somam cerca de 9 mil pessoas, e tornaram-se uma peça-chave para um setor que há anos encontra-se em expansão.

O Presidente da ABEF sugeriu que, para reduzir eventuais resistências de mercados importadores, já que não é possível ao Governo brasileiro atender a essa demanda com fiscais federais, os especialistas se reunissem em Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), que seriam contratadas pelo Governo Federal. E garantiu o pleno envolvimento da Associação nos estudos que fossem necessários.

O ministro do Planejamento recebeu a proposta com entusiasmo, e se dispôs a formar um grupo de trabalho com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para concretizar a sugestão.

“Após o encontro com o ministro Paulo Bernardo fui recebido pelo Secretário Executivo do MAPA, Silas Brasileiro, a quem também apresentei a proposta. A idéia foi muito bem recebida, e estou bastante otimista”, informou Francisco Turra.