Redação (11/06/2008) – O programa de Manejo Integrado de Pragas na Armazenagem (MIPGRÃOS), da unidade Trigo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) garantirá a qualidade dos grãos armazenados no Paraná e Rio Grande do Sul. A medida prevê a qualificação para guarda de grãos em 14 unidades armazenadoras nos dois estados.
A execução do programa está prevista para o período de três anos, incluindo treinamento das equipes, acompanhamento de fichas de monitoramento da ocorrência e identificação de pragas, além de Dia de Campo para apresentação dos resultados
O controle da movimentação no armazém é diário, com atualização em rede informatizada, que disponibiliza dados sobre pH, umidade e presença de pragas. Para que o produto seja transportado adequadamente, é feita a limpeza prévia das carrocerias dos veículos que transportam grãos.
O processo de certificação de unidades armazenadoras, executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), obriga as unidades armazenadoras terceirizadas a obter certificados acreditados no Inmetro, a partir de 2009. O acompanhamento detalhado da movimentação dos estoques é um dos requisitos para a certificação.
O Brasil tem hoje 16 mil unidades armazenadoras que, somadas, possuem capacidade de estoque para guardar 125 milhões de toneladas de grãos – déficit que pode comprometer a safra de 2008, prevista para 140 milhões de toneladas.