Redação (16/06/2008)- O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, estará em Madri, a partir desta terça-feira (17), para conhecer propriedades rurais espanholas, no cumprimento das regras de bem-estar animal da União Européia (UE). A idéia é, a partir daí, criar um modelo de bem-estar animal para os diferentes sistemas de produção do Brasil.
O secretário participará de reuniões na sede do Ministério da Agricultura espanhol e fará visitas técnicas em campo para verificar a fiscalização do governo local nas propriedades produtoras de frangos de corte, postura, suínos e nas fazendas produtoras de leite. As atividades acontecem até o dia 19 de junho e também contam com a presença da fiscal federal agropecuário responsável pelo bem-estar animal no Mapa, Andrea Parrilla, e da representante da União Brasileira de Avicultura, Sulivam Alves.
A UE, os EUA e o Japão já estabeleceram normas rígidas para o bem-estar animal. Essas regras valerão tanto para os animais criados naqueles países como para os produtos da carne originados de outras regiões fornecedoras. “Essa é a razão de conhecermos como estão sendo aplicadas as regras. A partir daí, vamos nos reunir permanentemente com os representantes das diversas cadeias produtivas da área animal para apresentar, aos nossos clientes da União Européia e de outros países, o modelo brasileiro de regras de bem-estar”, afirmou Portocarrero.
O Brasil é um dos países que adota as melhores práticas de criação animal devido ao seu clima favorável e ao espaço disponível para a criação. No mês de abril deste ano, Portocarrero participou de uma conferência mundial, em Bruxelas, a convite do parlamento da União Européia, para tratar das políticas de bem estar animal em todo o mundo.