Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AgroEx estimula catarinenses a ampliar exportações

Evento explica quais as ferramentas disponibilizadas pelo governo federal para a formação de condomínios e consórcios de integração.

Redação (30/06/2008)- A contribuição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx) para os brasileiros interessados em comercializar com outros países foi ressaltada por participantes da 17ª edição do encontro, nesta sexta-feira (27), em Chapecó/SC.

"O AgroEx está nos ajudando muito, pois nos coloca a par das ferramentas disponibilizadas pelo governo federal para a formação de condomínios e consórcios de integração. Poderemos refletir e estudar melhor o desenvolvimento do agronegócio, além de expor todas as nossas dificuldades, a partir do seminário”. A declaração é do diretor-presidente da empresa Niceberry, especializada na produção de frutas finas, Milvo Zancanaro.

Reconhecida como a maior exportadora de blueberry de Santa Catarina,  a Niceberry comercializou, no ano passado, 11 toneladas da fruta, com um faturamento de R$ 300 mil. As demais frutas produzidas pela empresa – framboesa, amora e physalis – totalizaram cerca de 30 toneladas e faturamento de R$ 270 mil.

Milvo Zancanaro, atribui o sucesso do empreendimento ao profissionalismo dos técnicos e ao investimento em pesquisa comercial e material genético. Para ampliar ainda mais a participação no mercado internacional, o próximo passo, segundo ele, será viabilizar formalmente a integração da cadeia produtiva.

A partir das instruções que recebeu no 17º AgroEx, Zancanaro revela que vai tentar viabilizar a indicação geográfica das frutas que a empresa produz na região do vale do rio Uruguai. "O produto originado ali tem alguns diferenciais, se comparado com as mesmas frutas produzidas em outras localidades", esclareceu.