O WH Group alertou na segunda-feira que a guerra Ucrânia-Rússia elevará os custos e afetará sua lucratividade, depois que o maior produtor de carne suína do mundo divulgou um salto de 7,2% no lucro do ano passado com vendas mais altas.
A empresa disse que espera que os preços do suíno nos EUA permaneçam mais baixos este ano em comparação com o ano passado, enquanto na China espera que os preços permaneçam baixos no primeiro semestre antes de subir no segundo semestre. Na Europa, no entanto, espera que os preços permaneçam altos devido a uma série de fatores, como a gripe suína africana e o aumento dos preços das matérias-primas por causa da guerra.
Os preços das commodities e da energia, que subiram consideravelmente desde que a Rússia invadiu seu vizinho há mais de um mês, elevaram os preços dos alimentos e podem afetar a demanda.
“No ano passado, vimos um impacto da gripe suína africana, da pandemia de Covid-19 e várias flutuações anormais no mercado”, disse o CEO Guo Lijun durante uma teleconferência de resultados na segunda-feira.
Guo acrescentou que, embora a empresa enfrente desafios em muitas frentes por causa dos preços mais altos das commodities e dos custos crescentes, ele está confiante de que “manteremos nossa escala e nível de lucro” este ano.
Guo foi nomeado CEO do WH Group em agosto do ano passado, após uma briga familiar envolvendo o fundador da empresa, Wan Long, de 81 anos, e seu filho Wan Hongjian, de 52 anos, demitido dois meses antes por má conduta.
Embora a guerra Rússia-Ucrânia provavelmente aumente os custos operacionais, o WH Group disse que está tomando medidas para controlar os custos. No entanto, não detalhou.
A empresa listada em Hong Kong, dona da gigante norte-americana de carne suína Smithfield Foods, registrou um aumento de 6,7% na receita, para US$ 27,29 bilhões. O lucro aumentou 7,2%, para US$ 1,04 bilhão.
O volume de vendas de carnes embaladas atingiu 3,32 milhões de toneladas em 2021, 1,3% maior em comparação com o ano anterior, enquanto os volumes de carne suína aumentaram 10,5%, para 4,362 milhões de toneladas.
O maior volume de vendas foi em grande parte contribuído pelos mercados dos EUA e da Europa, que registraram um aumento de 3,1% e 12,7% nas vendas de carnes embaladas, respectivamente, devido à recuperação da demanda do Covid-19, bem como a expansão da empresa para novos categorias de produtos como embutidos frescos e aquisições de marcas locais.
Na China, o volume de vendas caiu 1,6%, uma vez que o mercado consumidor carecia de impulso de crescimento.
Os EUA respondem por mais da metade das operações do WH Group, enquanto 40% vêm da China e o restante da Europa, de acordo com o WH Group.
Ela planeja aumentar as operações em todas as três regiões e vem adquirindo ativamente fábricas de carnes embaladas na Europa, como Romênia e Eslováquia.