Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram presentes no Diálogo de Roma sobre a Água, realizado nos dias 4 e 5 de outubro, como parte de sua missão na Itália. O evento foi promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e teve como objetivo central promover o debate sobre soluções estratégicas multidisciplinares relacionadas à água para o bem-estar global.
A iniciativa também visou a implementação dos oito compromissos da FAO na Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2023. Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, participou de uma sessão técnica que abordou o tema “Escassez de água, inundações, secas e alterações climáticas”. Os debatedores incluíram representantes dos governos da Itália, das Filipinas e de Cabo Verde, além da autoridade brasileira.
Renata Miranda destacou a importância da troca de experiências entre as nações e enfatizou a necessidade de ações proativas na gestão da estiagem, dada a recente seca que afetou a América do Sul, incluindo o Brasil. Ela ressaltou a importância de conversar sobre medidas e intervenções planejadas por outros países para fortalecer a preparação e a resiliência à seca em todos os setores da sociedade.
O evento contou com a participação de especialistas em água, representantes de governos nacionais, organizações internacionais, ONGs, instituições financeiras, institutos de pesquisa, setores da sociedade civil, empresas privadas e meios de comunicação.