A operação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apreendeu mais de 10 mil produtos de uso veterinário irregulares destinados a aves de postura. A ação também resultou na suspensão da linha de produção dos produtos envolvidos e na apreensão de embalagens, rótulos e bulas devido a irregularidades detectadas.
O início das operações ocorreram após a detecção de resíduos de diflubenzuron em ovos acima dos limites estabelecidos pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC). As investigações se concentraram em uma granja de aves de postura relacionada ao problema, levando à identificação de um estabelecimento fabricante de produtos de uso veterinário.
A operação resultou na apreensão de 1.543 unidades de um produto irregular identificado durante a investigação e 9.258 unidades de outro produto com a mesma irregularidade. Além disso, a linha de produção desses produtos foi suspensa até que se regularizasse, e um recall foi determinado.
No local da operação, foram encontradas 212.107 embalagens, 43.064 rótulos e 19.500 bulas em situação irregular.
O coordenador das operações do programa Vigifronteira, Marcos Eielson, enfatizou a importância dessas ações para proteger a saúde pública e evitar impactos negativos no mercado internacional. O Mapa está intensificando as investigações de violações dos limites de resíduos em alimentos e tomando medidas rigorosas contra atividades ilícitas que possam prejudicar a saúde pública e as relações de consumo. Os infratores podem enfrentar não apenas medidas cautelares e multas, mas também possíveis acusações criminais.