Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EXPORTAÇÃO

Exportadores projetam US$ 1,8 bilhão em negócios para o próximo ano, após Anuga

Com base nas negociações realizadas, essas empresas projetam exportações que devem superar a cifra de US$ 1,8 bilhão nos próximos 12 meses, abrangendo os setores de aves, suínos e ovos

Exportadores projetam US$ 1,8 bilhão em negócios para o próximo ano, após Anuga

A participação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na maior feira de alimentos do mundo, a Anuga, que ocorreu entre 07 e 11 de outubro em Colônia, Alemanha, superou todas as expectativas.

Ao longo dos cinco dias do evento, as 22 agroindústrias que participaram da iniciativa no estande da ABPA concretizaram negócios que ultrapassam a marca dos US$ 570 milhões em exportações para mercados de todos os cinco continentes presentes na feira. Com base nas negociações realizadas, essas empresas projetam exportações que devem superar a cifra de US$ 1,8 bilhão nos próximos 12 meses, abrangendo os setores de aves, suínos e ovos.

Além dos resultados expressivos em exportações, a participação na Anuga fortaleceu ainda mais a imagem internacional do setor produtivo brasileiro. Durante o evento, foi lançada a campanha internacional “Good Food – Sustainable Protein”, a segunda fase da iniciativa iniciada em 2021, que destaca os atributos que diferenciam a sustentabilidade da avicultura e da suinocultura do Brasil. O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Esta ação representa uma nova frente estratégica do setor, caracterizada pela apresentação de casos de sustentabilidade das empresas produtoras e exportadoras da avicultura e suinocultura do Brasil. Esses casos estarão disponíveis nos sites www.proteinasustentavel.com.br (versão em português) e www.braziliansustainableprotein.com (em inglês). Além disso, a campanha inclui ações nas redes sociais e a divulgação de um vídeo.

A área gastronômica da ABPA no evento, liderada pelo chef Marcelo Bortolon, também destacou o sabor e a qualidade dos produtos. Foram servidos mais de 1,4 mil pratos à base de carne de frango na área de degustação da associação. Pela primeira vez, também foram realizadas degustações de carne de pato e de torresmos, que se juntaram aos tradicionais omeletes, distribuídos para importadores e potenciais clientes do setor. Além disso, materiais informativos sobre as indústrias exportadoras do setor e sobre as características da produção brasileira foram distribuídos. Essas características incluem qualidade, status sanitário e sustentabilidade.

Ricardo Santin, presidente da ABPA, avaliou o evento como um sucesso, afirmando: “Foi uma ação ampla, complexa e com resultados que falam por si. A participação na Anuga é uma das mais importantes do nosso calendário, e o sucesso das ações em imagem e negócios mostram que alcançamos todos os nossos objetivos”.