Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EXPORTAÇÃO

Reabertura do mercado japonês para produtos avícolas do Mato Grosso do Sul

Medida de suspensão tinha sido tomada após a detecção de um caso isolado de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma ave de subsistência

Reabertura do mercado japonês para produtos avícolas do Mato Grosso do Sul

No dia 20 de outubro, o Japão anunciou a revogação da suspensão que havia sido aplicada à importação de carne, ovos e subprodutos de aves provenientes do Mato Grosso do Sul. Essa medida de suspensão tinha sido tomada após a detecção de um caso isolado de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma ave de subsistência no município de Bonito, em 16 de setembro.

As autoridades do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) mais uma vez reconheceram a eficácia dos rigorosos controles sanitários realizados no Brasil. Isso foi evidenciado pela resposta rápida às ocorrências ocasionais da doença, que foram identificadas no país desde maio passado, mas apenas em aves silvestres e de subsistência. O Brasil continua mantendo o “status” de zona livre da IAAP em granjas comerciais, de acordo com o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em 2022, o Mato Grosso do Sul exportou mais de 29 mil toneladas de carne de aves para o Japão, no valor de US$ 68,7 milhões, representando cerca de 3% do comércio brasileiro desse produto com o país, que totalizou USD 945 milhões. Durante esse período, não houve exportação de ovos ou aves vivas do estado para o Japão.

A revogação da suspensão temporária, anteriormente imposta pelo MAFF, reflete a eficaz comunicação entre as autoridades sanitárias e o trabalho coordenado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).