O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou na quarta-feira, 1º de novembro, a habilitação de 55 frigoríficos brasileiros para exportar carne suína e bovina para a República Dominicana.
“Esta é uma notícia extraordinária para iniciar o mês de novembro. É uma grande conquista e uma oportunidade significativa para aumentar nossas exportações de carne suína e bovina. Essas novas habilitações contribuirão para a geração de empregos no Brasil e o bem-estar dos brasileiros”, declarou o ministro. Ele ressaltou que essas realizações são fruto do trabalho do presidente Lula nas relações internacionais bem-sucedidas que o país vem construindo desde o início deste ano.
- Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
As plantas frigoríficas habilitadas estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre e Rondônia. Todos esses estados foram reconhecidos internacionalmente como áreas livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
É importante destacar que esta é a primeira vez que o Paraná recebe habilitação para exportação de carne bovina e suína para a República Dominicana, que exige um certificado de ausência de febre aftosa.
A República Dominicana é um mercado relevante que importa cerca de 120 toneladas de proteínas animais por ano, e essa habilitação representa uma importante abertura para o Brasil.