Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Confirmada ocorrência de gripe aviária em uma granja no Arkansas

Laboratório de Serviços Veterinários Nacionais do USDA confirmou que aves desta fazenda testaram positivo para a gripe aviária altamente patogênica H5N1 (HPAI

Confirmada ocorrência de gripe aviária em uma granja no Arkansas

A gripe aviária infiltrou-se em pelo menos uma fazenda em Arkansas, de acordo com o Departamento de Agricultura de Arkansas. Testes confirmaram um caso em uma fazenda de aves no Condado de Madison.

Após uma investigação do Departamento de Agricultura de Arkansas, Divisão de Pecuária e Aves, em colaboração com o Serviço Veterinário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Laboratório de Serviços Veterinários Nacionais do USDA confirmou que aves desta fazenda testaram positivo para a gripe aviária altamente patogênica H5N1 (HPAI).

Não há preocupação com a saúde pública, de acordo com as autoridades, e a gripe aviária não afeta a carne de aves ou produtos de ovos, que continuam seguros para consumo. O Departamento de Agricultura de Arkansas e agências parceiras, incluindo o USDA, estão trabalhando para conter a situação. As ações incluem amostragem e quarentena de rebanhos de aves próximos.

“Tomamos medidas imediatas para conter esta doença e continuaremos a trabalhar com criadores de aves, a indústria e nossos parceiros de laboratório para proteger contra a disseminação”, disse Wes Ward, Secretário de Agricultura de Arkansas. “A carne de aves de Arkansas é segura para consumo, e os consumidores podem ter confiança na segurança de seus alimentos.”

“A fazenda está sob quarentena para evitar a propagação da gripe aviária para outros rebanhos no estado”, disse o Veterinário Estadual de Arkansas, John Nilz.

Segundo as disposições da Regra de Doenças de Aves e Condenação de Rebanhos de Aves, aves e aves aquáticas não podem ser expostas em uma área afetada. Aves e aves aquáticas não podem ser movidas dentro de uma área afetada, e nenhuma delas pode ser vendida, trocada, comercializada, leiloada ou doada em feiras, leilões, mercados de pulgas ou eventos e locais semelhantes.

Uma área afetada é uma área determinada pelo Departamento de Agricultura de Arkansas de aproximadamente 25 milhas ao redor de um rebanho com um caso confirmado de HPAI. Os limites da área afetada para o caso confirmado no Condado de Madison são Gateway (ao norte), Osage (a leste), Combs (ao sul) e Harmon (a oeste).

Fonte: Talk Business.