A gripe aviária infiltrou-se em pelo menos uma fazenda em Arkansas, de acordo com o Departamento de Agricultura de Arkansas. Testes confirmaram um caso em uma fazenda de aves no Condado de Madison.
Após uma investigação do Departamento de Agricultura de Arkansas, Divisão de Pecuária e Aves, em colaboração com o Serviço Veterinário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Laboratório de Serviços Veterinários Nacionais do USDA confirmou que aves desta fazenda testaram positivo para a gripe aviária altamente patogênica H5N1 (HPAI).
Não há preocupação com a saúde pública, de acordo com as autoridades, e a gripe aviária não afeta a carne de aves ou produtos de ovos, que continuam seguros para consumo. O Departamento de Agricultura de Arkansas e agências parceiras, incluindo o USDA, estão trabalhando para conter a situação. As ações incluem amostragem e quarentena de rebanhos de aves próximos.
“Tomamos medidas imediatas para conter esta doença e continuaremos a trabalhar com criadores de aves, a indústria e nossos parceiros de laboratório para proteger contra a disseminação”, disse Wes Ward, Secretário de Agricultura de Arkansas. “A carne de aves de Arkansas é segura para consumo, e os consumidores podem ter confiança na segurança de seus alimentos.”
“A fazenda está sob quarentena para evitar a propagação da gripe aviária para outros rebanhos no estado”, disse o Veterinário Estadual de Arkansas, John Nilz.
Segundo as disposições da Regra de Doenças de Aves e Condenação de Rebanhos de Aves, aves e aves aquáticas não podem ser expostas em uma área afetada. Aves e aves aquáticas não podem ser movidas dentro de uma área afetada, e nenhuma delas pode ser vendida, trocada, comercializada, leiloada ou doada em feiras, leilões, mercados de pulgas ou eventos e locais semelhantes.
Uma área afetada é uma área determinada pelo Departamento de Agricultura de Arkansas de aproximadamente 25 milhas ao redor de um rebanho com um caso confirmado de HPAI. Os limites da área afetada para o caso confirmado no Condado de Madison são Gateway (ao norte), Osage (a leste), Combs (ao sul) e Harmon (a oeste).
Fonte: Talk Business.