Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

Perspectivas para 2024: mercado avícola pode ter dificuldades com alta do custo dos grãos

Perspectivas para 2024: mercado avícola pode ter dificuldades com alta do custo dos grãos

O cenário para a avicultura brasileira em 2023 foi marcado por um aumento significativo no alojamento de aves, indicando uma produção robusta no país. Rafael Ribeiro, assessor técnico da Comissão de Aves e Suínos da CNA, destaca em entrevista à Gessulli Agrimídia a positividade desse crescimento, especialmente em meio a um ambiente favorável para as exportações.

“Vimos preços praticamente estáveis nas granjas e uma pressão maior sobre o preço da carne. As carnes, seja de frango, suína ou bovina, tiveram uma queda este ano devido a uma menor demanda interna, mas também pela pressão da China sobre a carne bovina”, observa Ribeiro.

Ele ressalta que, apesar do crescimento nas exportações, o mercado permaneceu estável, e o Brasil se beneficiou por ser um grande produtor e exportador, além de não ter registrado nenhum caso de Influenza Aviária até o momento.

Impacto da Influenza Aviária

Quanto ao impacto da Influenza Aviária, Rafael Ribeiro destaca que, apesar de o Brasil já ter registrado 148 casos, todos foram em aves silvestres ou em produções de subsistência, sem ocorrências em granjas comerciais. Ele expressa otimismo para 2024, desde que as medidas de biosseguridade continuem sendo rigorosamente aplicadas

“Considerando todas as medidas de biosseguridade que a base produtiva vai tomando, acredito que continuaremos sem nenhuma ocorrência em granja comercial. O Brasil tende a ter mais um ano positivo com relação aos embarques”, afirma Ribeiro.

Custo dos grãos preocupa setor

Ao abordar a relação entre o setor de aves e suínos com o cenário de grãos, Ribeiro destaca a preocupação, especialmente para os produtores independentes. Com mais de 80% do milho consumido destinado à ração dessas atividades, o aumento nos preços dos grãos, previsto para o próximo ano, pode impactar os custos de produção para os produtores independentes de suínos.

“Ao considerar o cenário de preço mais alto para o milho no ano que vem, o produtor independente de suínos tende a ter um custo maior de produção, com pressão sobre as margens”, alerta Ribeiro.