Na última terça-feira (12), a Portos do Paraná atingiu uma marca histórica, registrando mais de 60 milhões de toneladas movimentadas em 2023, o que representa a primeira vez que a empresa pública alcança esse patamar na operação de cargas em um único ano. Este é o segundo recorde em sete dias, após a marca de 58,4 milhões de toneladas atingida em 27 de novembro, superando as 58,3 milhões movimentadas em 2022.
No total, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram praticamente 61 milhões de toneladas, resultado de um crescimento contínuo ao longo do ano. De janeiro a novembro, as exportações aumentaram 17% em comparação a 2022 (de 33,3 milhões para 38,8 milhões de toneladas), enquanto as importações se mantiveram praticamente estáveis, de 20,2 milhões em 2023 para 20,7 milhões até novembro de 2022.
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Neste recorde, as cargas que se destacaram em toneladas foram a soja (aumento de 43%, de 9,6 milhões para 13,7 milhões) e açúcar a granel (crescimento de 26%, de 3,8 milhões para 4,7 milhões).
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, ao lado do vice-governador Darci Piana, do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comemorou a marca inédita. O governador elogiou a eficiência da equipe da Portos do Paraná, reconhecida como a melhor do Brasil, e destacou que a marca superou as expectativas, sendo prevista apenas para 2030.
Luiz Fernando Garcia ressaltou que os portos paranaenses, com menos de 5 quilômetros de extensão para acostagem de navios, são reconhecidos como um dos mais eficientes do mundo, movimentando um grande volume de cargas em um espaço reduzido.
O diretor-presidente também destacou a inteligência logística, ajustes operacionais e adequações em tempo de manobras de caminhões e trens, que contribuíram para superar a meta de 60 milhões de toneladas movimentadas.
Quanto ao futuro, a administração da Portos do Paraná espera manter o movimento de alta. Nos próximos meses, será iniciada a construção do Moegão, uma obra orçada em R$ 592 milhões, que consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos, esperando um ganho de 63% na capacidade de desembarque de cargas com a conclusão do projeto.
Mesmo em um ano extremamente chuvoso, a Portos do Paraná bateu seu próprio recorde anual quase um mês antes do previsto, e a perspectiva para os próximos anos é melhorar ainda mais esses números, de acordo com Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística. O secretário destacou a importância da ampliação da infraestrutura para o acesso portuário, visando atingir a nova meta de 90 milhões de toneladas movimentadas, preparando todos os modais com o novo Moegão, considerado a maior obra portuária do Brasil, além das novas concessões rodoviárias.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná