A França identificou a presença de gripe aviária em uma fazenda de patos na região de Vendée, no oeste do país, conforme informado pelo Ministério da Agricultura em seu site. Este é o primeiro surto desde que a França iniciou a vacinação contra o vírus no ano passado.
A prefeitura de Vendée informou que a gripe aviária altamente patogênica, comumente conhecida como gripe das aves, foi detectada na terça-feira em uma fazenda com 8.700 patos na cidade de Notre Dame de Riez. Todos eles haviam sido vacinados.
Para se proteger, a França iniciou uma campanha de vacinação no início de outubro do ano passado, visando apenas os patos, pois podem transmitir facilmente o vírus sem mostrar sintomas.
- Siga a Avesui nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
A vacina não tem como objetivo proteger totalmente as aves contra a doença, mas limitar sua propagação e, assim, evitar abates preventivos em larga escala. Ela se soma às medidas padrão de biossegurança e controle.
A França é o primeiro grande exportador a vacinar aves contra a gripe aviária, enfrentando barreiras comerciais de países que temem que o vírus possa se espalhar sem ser detectado.
No mês passado, a França elevou o nível de risco de gripe aviária de ‘moderado’ para ‘alto’ após a detecção de novos casos da doença, obrigando as granjas avícolas a manter as aves confinadas para conter a propagação do vírus altamente contagioso.
Até o momento, sete surtos de gripe aviária foram detectados na França desde 27 de novembro, de acordo com informações do Ministério da Agricultura em seu site, sendo cinco em perus, um em galinhas poedeiras e um em patos.