O mercado brasileiro de frango continua sua trajetória de recordes em 2024, de acordo com estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A produção da proteína avícola deverá manter seu crescimento neste ano, impulsionada principalmente pelo bom ritmo de exportações.
Dados da Pesquisa Trimestral de Abates de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a produção nacional de carne de frango atingiu 10,1 milhões de toneladas na parcial de 2023, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, estabelecendo um novo recorde histórico.
No mercado externo, os embarques brasileiros de carne de frango também registraram números positivos em 2023, atingindo 5,1 milhões de toneladas, um aumento de 6,8% em comparação com o mesmo período de 2022, e o maior volume já registrado desde 1997, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Estudos do Cepea indicam que a produção de carne de frango deverá atingir cerca de 13,9 milhões de toneladas em 2024, um aumento de 2% em relação a 2023. As exportações devem acompanhar esse crescimento, ultrapassando a marca de 5,1 milhões de toneladas.
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui. O segundo lote encerra em 29 de fevereiro. Não perca!
O Brasil continua apostando no mercado externo, intensificando missões comerciais e campanhas de promoção de exportação e investimento. A China, um parceiro consolidado, é um dos principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango.
No entanto, é importante ressaltar que eventos globais, como conflitos no Oriente Médio ou surtos de doenças avícolas, podem impactar negativamente as exportações brasileiras de carne de frango. No mercado interno, o desempenho da economia brasileira e a ausência de casos de Influenza Aviária em granjas comerciais são fatores-chave para o crescimento do setor de avicultura.