Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EXPORTAÇÃO

ABPA aponta redução no volume e faturamento das exportações de carne de frango em janeiro

As exportações brasileiras de carne de frango diminuíram em volume e receita, mas mantiveram-se acima de 400 mil toneladas, com destaque para o mercado japonês e dos países do Oriente Médio.

ABPA aponta redução no volume e faturamento das exportações de carne de frango em janeiro

No mês de janeiro, as exportações de carne de frango, tanto in natura quanto processada, atingiram a marca de 404,9 mil toneladas, conforme informações fornecidas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior. Esse volume representa uma queda de 3,8% em comparação com o mesmo período de 2023. Em termos de receita, houve uma diminuição de 20,2%, totalizando US$ 683,6 milhões em embarques.

O principal importador foi o Japão, adquirindo 40,1 mil toneladas, um aumento de 6,4% em relação a janeiro do ano anterior. Em seguida, estão os Emirados Árabes Unidos, com 38,7 mil toneladas (+7,5%), China, com 38,4 mil toneladas (-36,2%), Arábia Saudita, com 34,9 mil toneladas (+7,9%), e África do Sul, com 31,9 mil toneladas (+8%).

No que diz respeito aos estados exportadores, o Paraná se mantém na liderança, com 165,9 mil toneladas embarcadas (+3,8%), seguido por Santa Catarina, com 90,7 mil toneladas (-4,8%), Rio Grande do Sul, com 54,3 mil toneladas (-15,3%), São Paulo, com 23,5 mil toneladas (-3,1%), e Goiás, com 19,3 mil toneladas (-2,9%).

Luis Rua, diretor de mercados da ABPA, ressalta em comunicado que o volume mensal de exportações continua acima das 400 mil toneladas, dentro das expectativas para o primeiro mês do ano. Ele afirma: “Apesar do cenário complexo no mercado internacional, especialmente no Oriente Médio, as nações desta região continuam demonstrando destaque, com aumentos significativos nas importações”.