Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Gripe aviária causa "declínio dramático" nas aves marinhas da Irlanda do Norte

A gripe aviária parece ter causado declínios dramáticos em algumas espécies de aves marinhas na Irlanda do Norte, de acordo com a RSPB NI.

Gripe aviária causa "declínio dramático" nas aves marinhas da Irlanda do Norte

O Royal Society for the Protection of Birds (RSPB) divulgou novas descobertas sobre as populações de aves marinhas na Irlanda do Norte após a pesquisa anual de aves marinhas do Joint Nature Conservation Committee. Embora algumas espécies tenham mostrado aumento, a análise da RSPB indica declínios em várias espécies que a organização diz serem atribuíveis ao surto de gripe aviária no Reino Unido no inverno de 2021.

O murre comum, que parecia ter aumentado 57%, agora mostra uma redução de 25%. Quedas também foram registradas nas espécies já listadas como vermelhas, como o gavioteiro (-29%) e o trinta-réis-comum (-47%). A RSPB pede uma estratégia de conservação de aves marinhas para apoiar populações vulneráveis. Erin McKeown, da RSPB NI, disse que as aves marinhas enfrentam várias pressões, incluindo atividades de pesca insustentáveis, predação por espécies invasoras e o impacto amplo das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos.