A rede de franquias de frango frito, Bhc Chicken, está enfrentando críticas por aumentar os preços de seus itens de menu, enquanto faz a transição de parte de seus ingredientes de frango por opções mais baratas do Brasil, conforme afirmou um grupo de defesa do consumidor na segunda-feira.
Inicialmente utilizando frango proveniente da Coreia, a franquia optou por mudar para frango brasileiro em maio do ano passado, citando problemas de abastecimento.
Embora o frango brasileiro seja mais de 50% mais econômico do que o frango coreano, a Bhc aumentou o preço de seus 85 itens do menu, incluindo os sete itens de frango frito desossado, em 500 won (US$ 0,38) para 3.000 won em dezembro, alegando um aumento nos custos dos ingredientes, folha de pagamento e aluguel.
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Enquanto algumas outras franquias nacionais de frango frito também fizeram a transição para o frango brasileiro, elas não aumentaram os preços de seus produtos.
Um funcionário do Conselho Nacional de Organizações de Consumidores da Coreia comentou: “É amplamente aceito que o custo dos ingredientes seja reduzido, considerando que a carne congelada brasileira é muito mais acessível do que o frango coreano”, observando que a Bhc não tinha justificativa para aumentar seus preços.
Além disso, o frango Bhc tem mantido uma alta relação lucro operacional/vendas, atingindo 27,95% em 2022 e 32,24% em 2021, acrescentou o funcionário.
Em resposta às críticas, um representante da Bhc afirmou que a empresa planeja retornar ao uso do frango coreano após o término do contrato com seu parceiro brasileiro.
Atualmente, a Bhc Chicken é operada pelo fundo de private equity asiático MBK Partners. (Yonhap)
Fonte: KoreaTimes.